10 filmes em domínio público para assistir de graça no YouTube

Sabia que você pode assistir a diversos filmes online de graça e sem recorrer à pirataria? Estamos falando de produções que estão disponíveis sem custo devido à regra de domínio público. E o melhor: você pode ver essas obras diretamente no YouTube.

Mas, por que é gratuito? Quando um filme entra em domínio público, ele deixa de ter proteção por direitos autorais, o que significa que pode ser compartilhado, exibido e assistido livremente. Seja por expiração do prazo legal ou falhas no registro, essas obras se tornam oficialmente acessíveis a todos.

Confira a seguir uma seleção de 10 filmes que já estão em domínio público e podem ser assistidos gratuitamente no YouTube – com sinopse e a data em que se tornaram livres de direitos autorais.

1. Nosferatu (1922)

A produção ganhou também dois remakes, um em 1979 e, recentemente, Robert Eggers lançou sua adaptação do filme em 2024 estrelado por Lily-Rose Depp e Bill Skarsgård (Imagem: Domínio Público)

Um dos primeiros e mais influentes filmes de terror da história, “Nosferatu” é uma adaptação não autorizada do romance “Drácula“, de Bram Stoker. A estética sombria e a atuação de Max Schreck como o vampiro Conde Orlok tornaram o longa um marco do expressionismo alemão. Entrou em domínio público em 2019, cem anos após a morte de seu diretor, F. W. Murnau.

Leia também:

2. Metrópolis (1927)

A estética visual impressionante e os efeitos especiais inovadores marcaram a história do cinema (Imagem: Domínio Público)

Dirigido por Fritz Lang, “Metrópolis” é um dos primeiros e mais grandiosos filmes de ficção científica. Ambientado em uma cidade futurista dividida entre a elite rica e a classe operária oprimida, o filme apresenta uma revolta social e uma história de amor em meio ao conflito de classes. Entrou em domínio público nos anos 1950 após falhas na renovação de direitos.

3. O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

Apesar do filme não originar de uma obra impressa, ele inspirou muitas adaptações em quadrinhos nos anos que se seguiram (Imagem: Domínio Público)

Considerado a obra-prima do expressionismo alemão, esse filme conta a história de um hipnotizador que usa um sonâmbulo para cometer crimes. Seu visual distorcido e a atmosfera inquietante influenciaram o cinema de terror por décadas. Tornou-se domínio público em 1951, 30 anos após seu lançamento.

4. Os 39 Degraus (1935)

O filme foi baseado na obra de John Buchan que leva o mesmo nome (Imagem: Domínio Público)

Um suspense dirigido por Alfred Hitchcock, “Os 39 Degraus” mistura espionagem e perseguições eletrizantes. É considerado um dos primeiros grandes thrillers da carreira do diretor. Entrou em domínio público devido a falhas na renovação dos direitos autorais nos anos 1960.

5. O Morro dos Ventos Uivantes (1939)

O filme é uma adaptação do romance de Emily Brontë que teve diversas outras adaptações ao longo dos anos (Imagem: Domínio Público)

Adaptado do famoso romance de Emily Brontë, este drama romântico explora paixões intensas e vinganças familiares no interior da Inglaterra. A versão de 1939 é reverenciada pela crítica e ganhou o Oscar de Melhor Fotografia. Tornou-se domínio público por falhas na proteção dos direitos.

6. My Man Godfrey (1936)

Apesar do filme ser essencialmente comêdia, ele também é considerado uma sátira sociocultural (Imagem: Domínio Público)

Uma comédia satírica sobre a alta sociedade e a classe trabalhadora durante a Grande Depressão. William Powell interpreta um “homem perdido” que vira mordomo de uma família excêntrica, apenas para surpreender a todos com sua verdadeira identidade. O filme entrou em domínio público nos anos 1960 por falhas no processo de renovação dos direitos autorais.

7. A Star is Born (1937)

O filme, apesar de possuir muitas adaptações, atualmente é mais conhecido por sua versão de 2018, estrelada por Lady Gaga e Bradley Cooper (Imagem: Domínio Público)

A primeira versão do famoso drama sobre ascensão e queda no mundo do entretenimento. Acompanhamos a trajetória de uma jovem aspirante a atriz e seu relacionamento com um astro decadente. Entrou em domínio público nos anos 1960 por falha na renovação de direitos.

8. Night of the Living Dead (1968)

Foi esse filme que inspirou a tão famosa franquia Evil Dead, que virou um marco no cinema de terror (Imagem: Domínio Púlbico)

O filme que redefiniu o gênero zumbi. George A. Romero criou uma crítica social por meio do terror, mostrando um grupo de pessoas tentando sobreviver a um apocalipse zumbi. Entrou em domínio público logo após seu lançamento por erro no registro de direitos autorais.

9. Plan 9 from Outer Space (1959)

O filme foi o último trabalho cinematográfico do ator húngaro Bela Lugosi, ator famoso por interpretar o Conde Drácula no filme de 1931 que morreu logo após o início das filmagens de Plan 9 From Outer Space (Imagem: Domínio Público)

Dirigido por Ed Wood, esse filme de ficção científica é considerado um clássico cult, frequentemente listado entre os “piores filmes já feitos” – e justamente por isso, é adorado. A trama envolve alienígenas tentando impedir os humanos de criar uma arma apocalíptica. Caiu em domínio público nos anos 1980 por não ter seus direitos renovados.

10. Charade (1963)

A produção foi estrelada por Audrey Hepburn, uma estrela de Hollywood que marcou as telas com sua brilhante atuação nos clássicos “Bonequinha de Luxo”, “Minha Bela Dama” e “Sabrina” (Imagem: Domínio Público)

Suspense com toques de comédia romântica, estrelado por Audrey Hepburn e Cary Grant. A trama envolve uma jovem viúva perseguida por homens que acreditam que ela sabe onde está escondida uma fortuna. Caiu em domínio público nos anos 1990 por falha na renovação dos direitos.

O post 10 filmes em domínio público para assistir de graça no YouTube apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Qual a diferença entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro?

Quais os principais lançamento no cinema em agosto de 2025?

China intensifica aplicação da IA para rivalizar com os EUA em meio a restrições tecnológicas