10 hábitos que diminuem a vida útil dos pneus do seu carro

Os pneus de um carro exercem a função fundamental de serem os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo, proporcionando estabilidade, poder de frenagem e desempenho ao automóvel. Dessa forma, ajudam no conforto dos ocupantes, segurança e podem até gerar economia de combustível

Com toda essa importância, é essencial que o motorista fique atento para não cometer erros que diminuam a vida útil dos pneus do seu carro. Quer saber alguns dos principais hábitos que podem prejudicar esses componentes? Continue a leitura!

10 hábitos que diminuem a vida útil dos pneus do seu carro

Os hábitos vão desde coisas que podem ser realizadas no dia a dia até ajustes que precisam ser feitos no veículo após eles rodarem uma determinada quilometragem. 

1 – Não alinhar o carro no período correto

Profissional realizando o alinhamento de um veículo – Imagem: Freepik

Especialistas recomendam que seja feito o alinhamento do carro a cada 10 mil km rodados. Por isso, fique atento ao quanto você já rodou com o carro. Também vale observar como o veículo está se comportando na pista, caso a direção esteja irregular, leve o automóvel a uma oficina de sua confiança para ver se ele está desalinhado. 

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Além de proporcionar uma boa dirigibilidade e controle do carro, o alinhamento ajuda a conservar os pneus. Se a roda do veículo estiver desalinhada, o pneu vai “esfregar” a banda no piso e gerar desgaste nas laterais do item, diminuindo a vida útil dele. 

2 – Não realizar o rodízio dos pneus

Profissional realizando o rodízio dos pneus – Imagem: Freepik

O rodízio dos pneus também é recomendado a cada 10 mil km rodados, mas muitas vezes essa manutenção é ignorada pelos motoristas. Porém, isso pode encurtar a vida útil destes componentes. 

O rodízio dos pneus nivela o desgaste desses itens, uma vez que o eixo motriz (local onde se instalam as rodas) precisa de um maior esforço em relação às rodas que estão livres. Se o carro tiver tração traseira, o correto é trocar a roda dianteira direita com a traseira esquerda, e dianteira esquerda com a traseira direita. 

Já se o carro tiver tração dianteira, a troca pode ser feita com os pneus do mesmo lado. Dessa forma, a banda de rodagem fica com um desgaste mais homogêneo e eleva a vida útil dos pneus. 

3 – Dirigir sempre em alta velocidade

Carro em alta velocidade – Imagem: Jag_cz / Shuttestock

Seja em curvas ou retas, conduzir o veículo sempre em alta velocidade gera um superaquecimento dos pneus, o que faz o desgaste ser acelerado e, consequentemente, diminui a durabilidade dos componentes. 

Além disso, quem dirige em alta velocidade muitas vezes pode precisar frear de forma brusca, desgastando a banda de rodagem dos pneus. 

4 – Levar mais peso do que pode dentro do carro

Foto traz um certo exagero, mas retrata um claro excesso de pessoas e, consequentemente, peso no veículo – Crédito editorial: De Jongh Photography / Shutterstock.com

Um carro superlotado, seja de pessoas ou outras bagagens, pode prejudicar a estrutura dos pneus e reduzir a capacidade de frenagem do automóvel. Por isso, o ideal é sempre respeitar o limite de carga. 

5 – Calibragem inadequada dos pneus

(Imagem: Freepik)

Motoristas que têm o hábito de não calibrar os pneus do carro ou fazer a calibragem de forma inadequada, sem seguir a pressão indicada no manual do veículo, podem estar contribuindo para prejudicar a distância de frenagem.

Além disso, aumentam o risco de possíveis explosões dos pneus. Vale destacar que a calibragem deve ser realizada a cada 15 dias ou semanalmente para quem usa o carro muitas vezes. 

6 – Não ter cuidado ao andar por ruas cheias de buracos

Carro passando cobre veículo – Imagem: Moomin201/Shutterstock

Quem anda muito rápido, passando sem o mínimo de cuidado por buracos em ruas mal conservadas, está colocando em risco o funcionamento das molas, calibragem dos pneus, suspensão e alinhamento do veículo, o que pode, consequentemente, afetar a vida útil dos pneus.

7 – Utilizar produtos abrasivos nos pneus

Pessoa passando pretinho no pneu – Imagem: Freepik

Sabe os famosos pretinhos que são muito utilizados em lava-rápidos? Então, dependendo da composição química do produto, é possível que ele afete a vida útil dos pneus. 

Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, a GoodYear, por exemplo, destaca que apenas o uso de água, sabão neutro e secagem completa são suficientes para deixar os pneus limpos.

8 – Raspar os pneus no meio-fio

Carro com o pneu encostando no meio-fio – Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock

Este é um hábito que não acontece porque a pessoa quer, mas é importante ficar muito atento para evitá-lo, pois além de prejudicar a estética, danificando as rodas e calotas, ele contribui para o desgaste da borracha e gera bolhas. Dessa forma, pode ser necessário trocar logo o pneu afetado. 

Por isso, preste muita atenção na hora de estacionar. Outro ponto é que caso os pneus fiquem prensados na guia, a direção pode ser forçada, provocando o desalinhamento das rodas, gerando uma deformidade na lateral dos pneus e prejudicando as bandas de rodagem. 

9 – Subir ou descer desníveis

Carro fazendo baliza (Reprodução: Redyar Rzgar/Pexels)

Há quem tenha o hábito de subir ou descer desníveis com uma certa frequência. Muitas vezes, por exemplo, isso é feito para estacionar o carro em cima de uma calçada. Entretanto, saiba que isso é um hábito muito ruim, pois deforma a estrutura do pneu. 

10 – Deixar os pneus sem as tampinhas nas válvulas de segurança

Pneu da Michelin – Imagem: KULLAPONG PARCHERAT / Shutterstock.com

Há quem não ligue para a tampinha na válvula de segurança (bico de encher o pneu). Porém, a falta dela pode fazer com que muita sujeira se acumule no interior do item e assim prejudicar o núcleo da válvula, fazendo os pneus perderem pressão. 

Além disso, se o carro ficar exposto muito tempo ao sol e os pneus não tiverem as tampinhas, pode ocorrer um ressecamento da válvula de segurança. Também é importante substituir as válvulas sempre que os pneus forem trocados.

Qual o tempo médio de duração de um pneu?

Em média, o pneu de um carro deve durar entre 40 e 60 mil km rodados. Porém, é essencial manter os cuidados adequados paro componente ter esse tempo de vida útil.

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