Até agora, foram registrados 8.230 ataques cibernéticos, em 2025, no mundo todo. Essas violações de sistemas resultaram na exposição indevida de 345 milhões de dados. Em todo o ano passado, esse número foi de 512 milhões. Ou seja, quando falamos de crimes virtuais, este pode ser o pior ano da série histórica
As informações fazem parte de um levantamento sobre crimes virtuais realizado pela NordVPN, gigante do setor de cibersegurança. Estes dados sinalizam que estamos próximos de um novo recorde no número de ataques hackers.
Ambiente propício para aumento dos crimes virtuais
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o crescimento da coleta massiva de informações, da vigilância digital e dos ataques cibernéticos criou um ambiente propício para o aumento das violações de privacidade. E nem mesmo as autoridades estão dando conta disso.
O levantamento aponta que toda interação que o usuário realiza na internet deixa um rastro. E que quando essas informações caem em mãos erradas, sejam de corretores de dados, cibercriminosos ou aplicativos inseguros, as consequências podem ser irreversíveis.
Para reverter o cenário, a NordVPN defende uso de proteções mais robustas, caso de VPNs, por exemplo. Além disso, aponta falhas em sistemas gratuitos que, com criptografia frágil ou desatualizada, abrem espaço para a ação dos cibercriminosos.
Leia mais
- Hackers usam links de convite do Discord para aplicar golpes
- Google admite que hackers acessaram um de seus bancos de dados
- Hackers: como lidar com a cibersegurança na era da IA Generativa?
Brasil está na mira dos hackers
- Recentemente, a equipe global de inteligência de ameaças da Acronis, empresa especializada em soluções de cibersegurança, apontou que o Brasil se tornou um dos principais alvos de ataques de ransomware.
- De acordo com o relatório Cyberthreats Report, o país foi o sétimo mais atingido por este tipo de ataque cibernético em todo o mundo durante o ano passado.
- Este cenário se dá em razão da negligência e falta de investimento em segurança de grande parte das empresas de pequeno e médio porte.
- Para se proteger dessas ameaças, os especialistas destacam a importância de realizar backups regulares de dados, manter softwares e mecanismos de segurança atualizados.
- Além disso, é fundamental educar as pessoas em geral sobre a ocorrência destes ataques.
O post 2025 pode ser o pior ano para a proteção de dados, alerta empresa apareceu primeiro em Olhar Digital.