Listamos alguns dos melhores filmes de terror antigos, aqueles que marcaram a história do cinema e se tornaram essenciais para os fãs do gênero. A seleção abaixo incluiu filmes que inovaram em recursos estéticos, em formatos narrativos, que misturaram gêneros e que se sobressaíram e elevaram o terror de algum jeito.
A lista abaixo não segue ordem classificatória.
1. Psicose (1960)
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam
Este clássico do gênero acompanha a terrível noite de uma mulher em um hotel de estrada. Após roubar 40 mil dólares da empresa em que trabalhava, ela foge da cidade e acaba parando no Bates Motel, onde é recebida pelo nervoso Norman Bates. O jovem tem interesse por taxidermia e parece ter uma relação doentia com sua mãe.
Os momentos seguintes renderam cenas que são referenciadas até hoje em outras obras. Considerado um dos principal filmes do cinema de terror, o longa ainda ganhou uma série prequel. Com cinco temporadas, Bates Motel contou a história da juventude do problemático Norman com sua mãe, muito antes dos acontecimentos do filme.
2. O Exorcista (1973)
Diretor: William Friedkin
Elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Lee J. Cobb, Kitty Winn, Jack MacGowran
Provavelmente um dos filmes de terror sobrenatural mais famosos da história, este longa acompanha o exorcismo da jovem Regan MacNeil, de apenas 12 anos. Regan começa a demonstrar mudanças de comportamento, como falar palavrões e ter explosões de raiva. Ela tem uma convulsão e parece levitar sobre sua cama. Após esgotar todas as possíveis explicações científicas, um dos médicos recomenda um exorcismo.
O longa é baseado no exorcismo de um jovem de 14 anos, documentado em 1949, e trouxe algumas das cenas mais memoráveis do gênero. A obra se tornou um dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos e, até hoje, é uma referência entre as produções de terror.
3. Suspiria (1977)
Diretor: Dario Argento
Elenco: Jessica Harper, Stefania Casini, Flavio Bucci, Miguel Bosè
Este filme italiano acompanha uma estudante americana de balé. Ao chegar à renomada universidade alemã na qual daria continuidade aos seus estudos, ela percebe que há macabros segredos por trás da escola. Aos poucos, a dançarina vai descobrindo os mistérios, mas há uma perigosa trilha de sangue ligada a tudo que a instituição esconde.
O longa é o primeiro filme da trilogia de Argento, sendo os outros As Três Mães e e A Mãe das Lágrimas. Além de se tornar referência de terror sobrenatural e gore, a obra deixou um legado, já tendo sido referenciada em produções como Juno, The Office, Pânico 4 e American Horror Story: Hotel.
4. O Iluminado (1980)
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers
Mais um filme que não poderia faltar nesta lista. Adaptando a aclamada obra de Stephen King, o longa acompanha o aspirante a escrito e alcoólatra em recuperação Jack Torrance. Após aceitar um emprego no isolado Overlook Hotel, Jack viaja para o local na companhia de sua esposa Wendy e de seu filho Danny. Mas logo a família começa a passar por estranhas experiências com o que parece ser uma força sobrenatural.
O único que sabe o que realmente se passa é o pequeno Danny, que possui habilidades psíquicas e pode ver tudo o que aconteceu no passado do hotel. Quando Jack acaba sendo controlado pelas forças sobrenaturais, ele se torna a principal ameaça para sua esposa e Danny. O filme ganhou a sequência Doutor Sono 39 anos depois de seu lançamento, que traz a história de Danny já adulto. Até hoje, O Iluminado é considerado um ícone da cultura pop e do terror e segue sendo referenciado em diferentes obras.
5. Enigma de Outro mundo (1982)
Diretor: John Carpenter
Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, T. K. Carter, David Clennon, Keith David
Uma equipe de norte-americanos estavam realizando uma pesquisa na Antártida e acabam encontrando uma forma de vida parasita extraterrestre, a “Coisa”. O misterioso ser assimila outros organismos e é capaz de se passar por eles. Dessa forma, chega um ponto em que os pesquisadores já não sabem em quem confiar entre si, e a paranoia e o medo toma conta de todos.
A popularidade deste filme deu uma reviravolta completa. Enquanto estava nos cinemas, o longa foi massacrado pelos críticos. Contudo, ao chegar em VHS e na televisão, o público adorou o longa. Algum tempo depois,a obra acabou sendo reavaliada e passou a ser considerada um dos melhores filmes de terror e ficção científica da história. Hoje, o filme é considerado um clássico cult e conquistou 84% de aprovação dos críticos e 95% do público no site Rotten Tomatoes. A obra ainda ganhou atrações em parque temáticos, quadrinhos, videogames, jogos de tabuleiro, entre outras coisas.
6. O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Diretor: Tobe Hooper
Elenco: Marilyn Burns, Paul A. Partain, Allen Danziger, William Vail
O que era apenas uma produção independente se tornou um clássico cult, um dos grandes representantes do gênero terror e slasher e uma das obras cinematográficas mais influentes do século XX. Vale ressaltar ainda que o longa foi banido em diversos países pelo nível de violência de suas cenas. Os elogios que recebe dos fãs, porém, destacam a imprevisibilidade do assassino e a forma como o roteiro é construído.
A trama tem início revelando que a polícia texana fechou o caso do terrível massacre de 33 pessoas em 1973. Contudo, os policiais foram acusados de pegar e matar o homem errado. O único sobrevivente do massacre passar a revelar em detalhes de como um homem usando uma macabra máscara feita de pele humana começou a matar todos em uma estrada do Texas.
7. O Bebê de Rosemary (1968)
Diretor: Roman Polanski
Elenco: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer
A brilhante e jovem dona de casa Rosemary se muda com seu marido, o ator desempregado Guy. Eles se mudam para o opulento e antigo prédio Bramford, sem se importar com os alertas de seu amigo Hutch, que avisou que o local tinha um passado macabro. O casal faz amizade com os vizinhos Minnie e Roman Castevets.
Algum tempo depois, após decidirem tentar engravidar, Rosemary desmaia ao consumir um mousse de chocolate que os Castevets lhe dão. Ela tem um estranho sonho no qual é violentada pelo que parece uma versão demoníaca de seu marido. Um tempo depois, Rosemary descobre que está grávida. Seus vizinhos indicam um médico e seguem sempre solícitos, mas há algo de muito errado acontecendo por trás disso tudo.
Considerado um clássico dos filmes de terror dos anos 1960, o longa venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e o BAFTA de melhor atriz. Até hoje é lembrado como um dos maiores trabalhos de Polanski.
8. Possessão (1981)
Diretor: Andrzej Żuławski
Elenco: Isabelle Adjani, Sam Neill
Quando Marc retorna de viagem, ele estranha alguns comportamentos de sua esposa Anna e ela logo pede o divórcio. Marc começa a suspeitar que ela o traiu e se torna obsessivo sobre “salvar” o casamento, chegando a ameaçar Anna de tirar dela a guarda do filho dos dois. Cada vez mais frágil, Anna parece sucumbir a algo muito mais macabro que ao seu redor, e Marc passa a acreditar que pode existir uma explicação sobrenatural.
O filme franco-alemão agradou ao público e à crítica, que destacou a mistura do terror sobrenatural com uma interpretação perturbadora de um relacionamento e uma separação. O longa ainda passou a ser considerado um marco no terror estético, com diferentes técnicas de filmagem, com fortes influências do trabalho do diretor Luca Guadagnino em Suspiria.
9. O Sexto Sentido (1999)
Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette
O tempo passou e a gente já pode considerar O Sexto Sentido um filme antigo… mais de 20 anos de lançamento já se encaixa nessa categoria, certo? Para além disso, o longa com certeza é uma produção de terror e suspense que marcou a história do gênero. A trama acompanha o psicólogo infantil Malcolm Crowe e os desafios que ele enfrenta com seu novo paciente, o jovem Cole Sear, de apenas oito anos.
Com dificuldades de socializar e medos que não explica a ninguém, Cole se distancia dos colegas da escola e de sua mãe. Após algum tempo, ele enfim revela ao psicólogo seu segredo: ele vê gente morta. A revelação faz com que Malcolm relembre de um antigo paciente seu, que ele não conseguiu ajudar. Recebeu grandes elogios da crítica, foi considerado um dos melhores filmes de 1999 e é comentado, até hoje, pelas reviravoltas de sua trama e também por suas cenas dramáticas.
10. O Silêncio dos Inocentes (1991)
Diretor: Jonathan Demme
Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine
Também da década de 1990, O Silêncio dos Inocentes dava início a uma das franquias mais memoráveis, protagonizada pelo icônico Hannibal Lecter. A trama deste primeiro filme acompanha a jovem agente do FBI Clarice Starling, que é escolhida, sem saber o motivo, para negociar informações com o perigoso criminoso Hannibal Lecter.
Ex-psiquiatra, assassino em série e canibal, Lecter foi sentenciado à prisão perpétua por nove assassinatos. O FBI quer que Clarice consiga a colaboração de Lecter para traçar o perfil psicológico de um novo assassino em série, que sequestrou a filha de uma senadora. Sem explicar os motivos, Hannibal só aceita ajudar a agente se ela lhe contar informações pessoais de sua vida, como traumas de sua própria infância.
O Silêncio dos Inocentes foi o primeiro filme de terror a conquistar o Oscar de Melhor Filme, e a terceira produção da história do cinema a ganhar o prêmio nas cinco principais categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
11. O Enigma do Horizonte (1997)
Diretor: Paul W. S. Anderson
Elenco: Laurence Fishburne, Sam Neill, Kathleen Quinlan, Joely Richardson
A nave Event Horizon desapareceu misteriosamente. Depois de um tempo, ela reaparece sem explicação na órbita de Netuno. Uma tripulação de astronautas é enviada em uma missão de resgate para verificar se havia sobreviventes na nave. Eles acabam descobrindo que a Event Horizon era uma plataforma de teste de um motor experimental. E o equipamento abriu uma brecha no espaço-tempo. Mas a nave não foi apenas para outra dimensão, ela retornou possuída por uma entidade hostil.
O Enigma do Horizonte foi um desses filmes que garantiu seu lugar na história do cinema por causa do público. Na época de seu lançamento, o longa não foi bem comercialmente e recebeu críticas negativas. Contudo, sua versão home video foi um sucesso de vendas e o filme ganhou um fandom próprio, além de até hoje ser referenciado em diferentes obras da cultura pop.
12. O Despertar dos mortos (1978)
Diretor: George Romero
Elenco: David Emge, Ken Foree, Scott Reiniger, Gaylen Ross
Dando continuidade à franquia que até hoje serve como referência para outras obras de zumbis, O Despertar dos Mortos é o segundo filme da série Living Dead, de Romero. Embora funcione como uma sequência do longa A Noite dos Mortos-Vivos, de 1968, a trama deste segundo filme traz outros personagens em meio ao mesmo apocalipse de mortos-vivos. Eles tentam sobreviver aos zumbis se refugiando em um shopping e usando as mercadorias para se defender.
Conhecido por sua violência gráfica e por suas cenas enervantes, o filme foi um sucesso de bilheteria e crítica. Tanto A Noite dos Mortos-Vivos quanto O Despertar dos Mortos foram escolhidos para estar na lista da revista Empire dos 500 melhores filmes de todos os tempos.
13. Eraserhead (1977)
Diretor: David Lynch
Elenco: Jack Nance, Charlotte Stewart, Jeanne Bates, Judith Anna Roberts
É preciso estômago para ver a mistura de surrealismo e horror que este filme traz. O filme tem início mostrando O Homem no Planeta, movendo-se pelo espaço. De repente, a cabeça do protagonista Henry Spencer flutua pelo céu, e uma criatura semelhante a um espermatozoide sai de sua boca em direção ao vazio.
Algum tempo depois, uma mulher dá à luz ao filho de Spencer, um bebê inumano, com uma rosto reptiliano. A trama acompanha Spencer criando seu filho em um lugar isolado, enquanto mostra as demais bizarras interações, visões e fenômenos que acontecem ao redor dos dois. O longa de tornou um filme de culto e foi selecionado para preservação na National Filme Registry dos Estados Unidos como “cultural, histórica e esteticamente significante”.
14. Vampiros de Almas (1956)
Diretor: Don Siegel
Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates, King Donovan
Morador da tranquila cidade de Santa Mira, o dr. Miles começa a perceber estranhos comportamentos nos habitantes do local. Ao investigar, ele descobre que os cidadãos estão sendo substituídos aos poucos por clones alienígenas criados em enormes vagens e desprovidos de sentimentos e emoções. Perseguidos pelos clones, ele e a amiga Becky precisam encontrar uma forma de vencer os aliens.
O longa foi amplamente elogiado pela crítica. Um dos pontos destacados é o fato de Don Siegel trazer um filme sobre alienígenas sem usar efeitos especiais ou monstros e armas cósmicas. O terror e o suspense das criaturas é trabalhado por meio do roteiro, do clima de paranoia e tensão constante entre os personagens.
15. O Predador (1987)
Diretor: John McTiernan
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Elpidia Carrilo, Jesse Ventura
A trama deste clássico acompanha uma equipe de forças especiais de elite em uma missão na América Central, onde precisam resgatar funcionários do governo e um ministro estrangeiro que foram feitos reféns por guerrilheiros. O que parecia apenas mais um filme de ação – principalmente com Arnold Schwarzenegger vivendo o líder do grupo – contudo, muda por completo quando a equipe descobre que há uma ameaça muito maior na floresta local.
Até hoje, O Predador se destaca na história do cinema por ter conseguido unir tão bem os gêneros ação e terror. O longa deu origem a uma duradoura franquia, que incluiu as sequências Predador 2 (1990) e Predadores (2010); dois filmes crossover Alien vs. Predador (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007); e o reboot O Predador (2018).
16. Carrie (1976)
Diretor: Brian De Palma
Elenco: Sissy Spacek, Amy Irving, Betty Buckley, Nancy Allen
O filme que adaptou o primeiro livro publicado do rei do terror Stephen King fez história no cinema. Reconhecido como um dos melhores filmes de horror já feitos, o longa trouxe cenas que influenciam a obras da cultura pop até hoje.
A trama acompanha a adolescente de 16 anos Carrie. A menina sofre com uma relação abusiva com sua mãe, uma mulher instável e com fanatismo religioso. Além disso, Carrie é alvo constante de bullying em sua escola. Inesperadamente, a jovem descobre ter poderes de telecinesia. Após sofrer uma das maiores humilhações pelas quais passou, ela pode não controlar suas emoções e suas novas habilidades.
17. O Brinquedo Assassino (1988)
Diretor: Tom Holland
Elenco: Catherine Hicks, Dinah Manoff, Chris Sarandon, Alex Vincent, Brad Dourif
Embora a franquia O Brinquedo Assassino tenha seguido um caminho mais para o gênero trash e o terror bizarro, o longa original marcou época e aterrorizou muitas gerações. Não à toa, a franquia tem uma longevidade incrível. Contando com quatro sequências, um remake, uma série spinoff e uma série de revistas em quadrinhos, O Brinquedo Assassino conquistou status de filme cult.
A trama acompanha o pequeno Andy, um menino de seis anos que ganha um boneco de aniversário de sua mãe, a viúva Karen Barclay. O que ela não fazia ideia era que o boneco continha o espírito do assassino em série Charles Lee Ray. Ao ser perseguido e atingido pela polícia, o criminoso acaba se refugiando em uma loja de brinquedos.
Percebendo que está preste a morrer e jurando vingança, ele realiza um feitiço haitiano que prende seu espírito ao brinquedo. Quando o boneco Chucky começa a realizar assassinatos diversos e a ameaçar Andy, as suspeitas do crime recaem sobre o menino.
18. Sexta-Feira 13 (1980)
Diretor: Sean S. Cunningham
Elenco: Betsy Palmer, Adrienne King, Harry Crosby, Laurie Bartram
Em 1958, o acampamento Crystal Lake foi alvo de um terrível crime, quando um homem desconhecido assassinou dois monitores. 20 anos depois, em uma sexta-feira 13, o local será reaberto. Com um novo emprego no local, a jovem Annie é alertada por um morador, que diz que ela nunca voltará do acampamento. O motorista que lhe dá carona, Ennis, também revela que a região é conhecida por misteriosos assassinatos, afogamentos e contaminação da água.
A partir daí, a trama mostra o terror causado pelo assassino em série na reabertura do local, enquanto vários adolescentes são mortos um a um. O longa foi um sucesso de bilheteria e se tornou um clássico cult do gênero. Além de ganhar uma grande série de sequências e um reboot, o filme ainda teve um crossover com a franquia A Hora do Pesadelo.
19. Alien – O Oitavo Passageiro (1979)
Diretor: Ridley Scott
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton
Este aclamado filme acompanha a equipe de astronautas a bordo da nave espacial rebocadora Nostromo. Quando voltava à Terra, a nave recebe uma transmissão desconhecida de um pequeno planeta e o computador da nave acorda os tripulantes, que estavam em criossono. O grupo vai até o planeta e, sem que se deem conta, tem a nave invadida por uma perigosa criatura alienígena.
Alien foi outra produção de terror que gerou uma bem sucedida franquia não apenas nos cinemas, ganhando também jogos, quadrinhos e brinquedos. O filme foi aclamado pela crítica, foi reconhecido em importantes premiações e foi selecionado para preservação na National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, como uma obra “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante”.
20. À meia-noite levarei sua alma (1964)
Diretor: José Mojica Marins
Elenco: José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima
Tem filme de terror brasileiro na lista, sim! A produção conquistou os prêmios Prêmio Tiers Monde da imprensa na Convention du Cinema Fantastique, o L’Ecran Fantastique pela originalidade, e o Prêmio Especial no Festival de Cine Fantástico y de Terror de Sitges. Além disso, desde 2015 o longa integra a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Protagonizado e dirigido pelo icônico José Mojica Marins, o filme acompanha o sádico e cruel coveiro Zé do Caixão. Obcecado em gerar um filho que dê continuidade ao seu caminho de sangue, ele violenta a namorada de seu melhor amigo. A partir daí, a mulher deseja cometer suicídio, na tentativa de voltar do mundo dos mortos e ser capaz de levar a alma de seu violador.
21. Evil Dead II (1987)
Diretor: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Dan Hicks, Kassie Wesley
Conhecido no Brasil como Uma Noite Alucinante II, este longa é uma paródia e uma sequência do primeiro filme da franquia, apostando em uma comédia de terror. A trama, inclusive, tem início reencenando alguns momentos do primeiro filme, quando Ash e sua namorada Linda viajam para uma cabana na floresta, e ela acaba sendo possuída. Ele a mata, mas a força demoníaca permanece no local.
A partir daí, a nova história começa de fato. Ash acaba sendo possuído pela força sobrenatural, mas volta a si com a luz do amanhecer. Paranoico e em conseguir sair da região, ele precisa encontrar uma forma de não ser mais possuído. O longa foi aclamado pela crítica, conquistando aprovação de 97% dos críticos no Rotten Tomatoes. Os elogios ficam para a mistura de comédia, terror, gore e senso de surrealismo. E a obra ainda foi destacada como uma das sequências que é melhor que o original.
22. A Hora do Pesadelo (1984)
Diretor: Wes Craven
Elenco: John Saxon, Ronee Blakley, Heather Langenkamp, Nick Corri
Aqui começava uma das franquias de terror mais famosas de todos os tempos com um dos personagens mais conhecidos: Freddy Krueger. A trama acompanha um grupo de adolescentes que passa a ser aterrorizado por um terrível assassino. O problema é que o terrível Freddy Krueger mata suas vítimas nos sonhos, o que acaba as matando também na realidade.
Enquanto tentam se manter acordados, os jovens precisam encontrar uma forma de vencer o assassino, nos sonhos ou na realidade. O longa ganhou várias sequências, uma série de televisão e um crossover com Sexta-feira 13. Até hoje, é lembrado como uma obra cuja trama de terror transgrediu “as fronteiras entre o imaginário e o real”, sensação que era passada para os espectadores.
23. A Bruxa de Blair (1999)
Diretor: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Elenco: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard
Embora divida opiniões até hoje, este filme marcou a história do cinema e do gênero terror ao trazer de volta e popularizar o formato pseudo documentário. O filme acompanha três estudantes de cinema que viajaram para uma cidade afim de fazer um documentário sobre a fábula da Bruxa de Blair. Os três acabam desaparecidos, mas anos depois a câmera com as gravações é encontrada.
Também com críticas mistas, o longa apoiou grande parte do seu terror nas sensações de realismos provocadas pela câmera em primeira pessoa. Tal recurso passou a ser utilizado com mais frequência, em obras como Cloverfield Monstro, Atividade Paranormal, REC, entre outros.
24. Pânico (1996)
Diretor: Wes Craven
Elenco: Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox, Matthew Lillard
Depois de se consagrar no gênero com a franquia A Hora do Pesadelo, Wes Craven retornou ao gênero do terror para dar início àquela que se tornaria outra série de grande sucesso. Uma das franquias do gênero slasher mais conhecidas, Pânico imortalizou o personagem Ghostface e a emblemática fala “Hello, Sidney”.
A trama acompanha a estudante Sidney, que se vê perseguida por um misterioso assassino que começa a matar todos ao seu redor. A revelação da identidade do assassino é sempre um dos momentos mais esperados dos longas da franquia, tratando-se em geral de uma reviravolta da trama.
O longa revitalizou o gênero nos anos 1990 e se utilizou de uma certa sátira aos clichês de outros filmes de terror. Pânico já conta com cinco filmes, que traz sempre o retorno de personagens clássicos junto a novos nomes, sendo uma franquia de quase 20 anos e sem previsão de parar.
VEJA MAIS!
Filmes clássicos que não podem faltar na sua lista
Os filmes de suspense que vão te deixar suando frio
Os melhores filmes de ação para assistir este ano
Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!