Desenhar costuma ser algo que as pessoas gostam muito, principalmente na infância. Se você nunca perdeu a paixão por essa prática, saiba que é possível utilizar aplicativos para criar ilustrações muito legais em seu celular.
Uma ideia bacana é utilizar uma caneta stylus: um item muito utilizado por artistas e cujo objetivo é desenhar com maior precisão em uma tela touchscreen. Também há a possibilidade de utilizar os dedos para realizar uma pintura.
4 aplicativos para voltar a desenhar
Que tal retomar a prática de desenhar? A seguir, o Olhar Digital listou 4 opções de aplicativos para você. Continue a leitura e confira!
1. Tayasui Sketches

Esse aplicativo tem como foco a técnica de pintura chamada de aquarela, a qual traz os pigmentos suspensos ou dissolvidos em água. Por meio dele, você consegue explorar diferentes sensações na hora de elaborar a sua arte, como testar os pincéis, o seco sobre seco, seco sobre molhado e molhado sobre molhado. Também há a opção de secar os instrumentos de pintura de forma rápida.
A ferramenta é excelente para realizar esboços soltos, além de selecionar amostras de cores de forma prática. Saiba que ao todas com dois dedos você consegue desfazer a última ação. Além disso, o ícone de gota serve para secar a tinta rapidamente.
Outros recursos interessantes são a possibilidade de girar a tela sem precisar girar o dispositivo, misturar duas cores para encontrar a tonalidade ideal é utilizar os pincéis de acrílico para realizar uma pintura com aparência de acrílica ou a óleo.
É possível utilizar o programa na versão básica gratuitamente ou na completa pagando um plano de assinatura. Ele pode ser instalado em celulares Android e iOS. É possível exportar o desenho em PNG, com fundo transparente, em JPG ou no formato Sketches.
2. Concepts

Com uma tela infinita e interface intuitiva, o Concepts é uma ferramenta muito boa para quem deseja focar nos desenhos e evitar distrações. O app oferece a possibilidade de adaptação de interface para quem é canhoto.
Ele ainda traz uma roda de ferramentas, a qual é possível ser girada para selecionar os instrumentos necessários para desenhar, podendo mudar as cores, opacidade e outros detalhes importantes.
Outro recurso é o de desfazer alguma ação apenas com dois toques na tela. Assim como o app anterior, este também é gratuito na versão básica e pago na com uma maior quantidade de ferramentas. Ele está disponível para aparelhos Android e iOS. Na versão gratuita, é possível fazer exportação em JPG com algumas perdas, principalmente no tamanho. Já na paga, há a possibilidade de exportar o arquivo sem perdas em PNG, SVG, DXF, PSD, PDF e na versão nativa, a Concepts.
Leia mais:
- Melhores tablets para trabalhar com edição de vídeo e foto
- Como funcionam telas touch screen presentes em celulares e notebooks?
- 10 softwares da Adobe que você pode usar de graça
3. Autodesk Sketchbook

Se você deseja realizar esboços a lápis ou pinturas com tinta, saiba que o Autodesk Sketchbook é uma excelente opção de ferramenta. Nele, é possível contar com diversos instrumentos, como as texturas de meio-tom, marcadores, canetas, além de diferentes lápis como o lápis aquarela e o texturizado.
As cores podem ser selecionadas em uma roda de tons padrão. Entretanto, vale destacar que a interface do app tem uma certa limitação de ações. Nele, você também deve escolher entre a versão gratuita e básica ou a paga e completa. É possível baixá-lo em computadores Windows (versão paga) e Mac (versão paga) ou celulares Android e iOS. É possível exportar arquivos em TIFF, PSD, PNG e JPG.
4. MediBang

Com uma interface mais maximalista, o MediBang traz uma textura de tela com uma seleção de tecidos e papéis texturizados para desenhar. Ainda é possível sobrepor a tela com diversas grades e configurá-la para se ajustar a essa grade.
Uma funcionalidade interessante é a varinha mágica para seleções. Há também os modelos de desenhos de mangá e histórias em quadrinhos, além de uma ferramenta para a criação de lapsos de tempo em seu desenho. O app tem a versão gratuita, com anúncios, e a paga, que oferece uma maior quantidade de pincéis.
O MediBang pode ser baixado em diferentes plataformas, como PC, iPad e celulares (Android e iOS). É possível exportar arquivos em PNG e JPG.
O post 4 aplicativos para fazer desenhos digitais no celular apareceu primeiro em Olhar Digital.