Home Variedade 4 coisas sobre monitores curvos que ninguém te conta antes de você comprar

4 coisas sobre monitores curvos que ninguém te conta antes de você comprar

by Fesouza
6 minutes read

Existem muitas pessoas que buscam montar espaços de lazer ou até mesmo ambientes profissionais com mais imersão. Nesse caso, muitas delas optam por monitores curvos. Você está pensando em fazer o mesmo? Espere um pouco e leia este conteúdo, pois listamos 4 coisas que você precisa saber antes de comprar o equipamento

4 coisas sobre monitores curvos que ninguém te conta antes de você comprar

Existem alguns pontos positivos e negativos que são muito falados sobre os monitores curvos, como o fato de os suportes incluídos tomarem mais espaço na mesa por causa da curvatura e modificarem o centro de equilíbrio. Porém, há alguns detalhes que muito provavelmente ninguém te falou e que você precisa saber. Confira!

1. O grau da curva importa muito

Monitor Curvo Samsung Odyssey G6 
Monitor Curvo Samsung Odyssey G6. Imagem: Samsung / Divulgação

Se você é uma pessoa que gosta de jogos, com certeza deseja ter um monitor curvo para aproveitar a maior imersão que esse equipamento proporciona durante suas jogatinas. Porém, um detalhe importante é que essa imersão depende bastante do grau da curva existente no equipamento, o qual é medido em R.

Ao esticar a tela em um círculo perfeito, o número R vai representar o raio do círculo em milímetros. Quanto menor for o número, mais profunda é a curvatura. Os monitores gamers costumam ter curvaturas de 800R ou 1000R. Por outro lado, equipamentos ultrawide ou de produtividade entregam uma curvatura de 1500R ou 1800R. 

2. Monitores curvos reduzem as dores de cabeça e o cansaço visual

Samsung lança monitor curvo Odyssey Neo G9 no Brasil por R$ 13.599
Esse é o monitor curvo Odyssey Neo G9, lançado no Brasil em 2022 por R$ 13.599 / Foto: Olhar Digital

Se você é uma pessoa que fica horas e horas na frente da tela de um computador, é provável que sofra com muitas dores de cabeça e cansaço visual. No entanto, com os monitores curvos, isso pode ser reduzido pois eles imitam o campo de visão natural do ser humano. 

Além disso, alguns estudos, como o da IOPscience, mostram que esse item é mais amigável ergonomicamente do que os que têm tela plana. Isso porque no monitor de tela plana os olhos ficam mais próximos do centro da tela. Dessa maneira, a pessoa precisa se esforçar mais para focar e refocar, gerando maior cansaço visual. 

Leia mais:

3. Esse é um equipamento que quebra com maior facilidade

Tela de monitor
Tela de monitor quebrada – Imagem: JulieK2/Shutterstock

Ao colocar o suporte no monitor, é importante ter cuidado redobrado. Isso porque o peso do item pode quebrar o painel. Por isso, o ideal é colocar o suporte enquanto o monitor ainda estiver na embalagem de isopor. 

Além disso, tenha bastante cuidado no momento de segurar o painel, pois ele é significativamente frágil. 

4. A escolha do monitor curvo é quase sem volta

Monitor gamer UltraGear Curvo 34GP63A-B (Imagem: divulgação/LG)
Monitor gamer UltraGear Curvo 34GP63A-B (Imagem: divulgação/LG)

É claro que se você utilizar um monitor curvo e em algum dia decidir voltar a usar a tela plana, será possível fazer isso. No entanto, por conta de sua adaptação com o monitor curvo, certamente causará uma sensação de estranheza. 

Porém, esse é um comportamento normal do cérebro humano. Depois de um tempo utilizando a tela plana novamente, você voltará a se acostumar com ela e a estranheza irá embora. 

Monitor curvo serve para quê?

O monitor curvo oferece um senso de tridimensionalidade maior, sendo ótimo para elevar o nível de imersão. Além disso, ele serve para proporcionar maior conforto visual ao usuário. 

Para quem é mais indicado um monitor curvo?

O monitor curso é uma excelente opção para gamers que querem aproveitar experiências mais imersivas.

O post 4 coisas sobre monitores curvos que ninguém te conta antes de você comprar apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment