5 aves estranhas que você precisa conhecer

O mundo animal tem características fascinantes que o ser humano por vezes desconhece. De ave que não voa, mas sabe nadar a uma que contém um sistema digestivo semelhante ao de uma vaca, você vai conhecer agora as 5 aves estranhas de acordo com um artigo da Encyclopædia Britannica.

5 aves estranhas que você precisa conhecer

1. Corvo-marinho

Tem asas, mas não voa, esta ave apenas sabe nadar. (Reprodução: Shuterstock/SanderMeertinsPhotography)

O corvo-marinho não-voador (Phalacrocorax harrisi) é uma espécie endêmica das ilhas Fernandina e Isabela, nas Galápagos. Ao longo do tempo, perdeu a capacidade de voar devido à redução das asas, uma adaptação ao ambiente sem predadores e com abundância de alimento. Em compensação, desenvolveu grande habilidade para mergulhar e capturar peixes, polvos, lulas e enguias.

2. Jacu-cigano

O Opisthocomus hoazin é uma espécia primitiva da Amazônia (Reprodução: Shuterstock/feathercollector)

O Jacu-cigano, cigana ou aturiá, tem o sistema digestivo semelhante ao das vacas, fermentando os alimentos vegetais no papo (o que lhe confere um odor característico, parecido com esterco de vaca). Curiosamente, os filhotes têm garras nas asas que lhes permitem escalar árvores e nadar quando ameaçados, tornando o jacu-cigano uma das aves mais singulares do mundo.

Essa espécie é primitiva da Amazônia que se distribui pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, de acordo com o DataZone by BirdLife.

Leia mais:

3. Podargo australiano

O podargo australiano tem uma boca larga e se assemelha com às corujas. (Reprodução: Shuterstock/feathercollector).

O podargo australiano (Podargus strigoides), também conhecido como boca-de-sapo-australiano ou frogmouth, é uma ave da família Podargidae, nativa da Austrália.

Apesar de se parecer com uma coruja e ter hábitos noturnos, distingue-se por possuir patas fracas e ausência de garras curvas, segundo o Museu Australiano, um órgão criado em 1827 e considerado o primeiro museu público da Austrália.

Apresenta penas cinza-prateadas com listras e manchas escuras ou avermelhadas, podendo ter uma fase de plumagem mais vermelha. Durante o dia, o podargo permanece imóvel nos galhos, camuflando-se com a casca das árvores para se proteger de predadores.

4. Pavão-grande

O pavão-grande também é conhecido como faisão-real, hocofaisão, pajuil ou pavão-do-norte (Reprodução: Leonardo Mercon).

O pavão-grande (Crax rubra), também chamado de faisão-real, hocofaisão, pajuil ou pavão-do-norte, chama a atenção por ter penas encaracoladas. É uma ave de ampla distribuição na América Latina, encontrada no México, América Central, Colômbia e oeste do Equador.

Conhecido como kambul na cultura maia, o pavão-grande é dimórfico: o macho possui penas pretas com reflexos esverdeados, ventre branco, crista encaracolada e uma protuberância amarela no bico; já a fêmea exibe plumagem marrom-avermelhada com barras pretas, pescoço listrado e crista mais clara na base.

5. Bico-de-sapato

Seu bico tem 30 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura. (Reprodução: Shuterstock/imageBROKER.com).

A ave bico-de-sapato (Balaeniceps rex) faz jus ao seu nome, pois seu grande bico possui 30 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura, além de atingir 1,5 metro de altura e 2,4 metros de envergadura. O Balaeniceps é encontrada entre o Sudão do Sul e a Zâmbia, na África Oriental.

O post 5 aves estranhas que você precisa conhecer apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Sora 2 aumenta preocupações sobre o impacto ambiental da IA

Ratos-toupeira-pelados mostram que segredo da longevidade é uma proteína

Cabos submarinos estão sendo usados para detectar embarcações