5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC

Montar um PC não é uma tarefa fácil. Antes de comprar as peças, é preciso analisar com cuidados alguns pontos para que o processo de construir o computador seja um sucesso. Os componentes, incluindo processador, placa de vídeo, placa-mãe e fonte de alimentação, precisam ser compatíveis entre si para que a máquina funcione sem problemas.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital listou cinco coisas que você precisa saber antes de montar um PC, desde quais componentes escolher, até dicas de memória RAM e controle de temperatura do sistema.

Leia também:

O que fazer quando o PC fica com a tela preta?Descubra como aumentar a vida útil do seu PC ou notebookPC lento? Confira 5 dicas para otimizar o desempenho do seu Windows 10

Escolha entre Intel ou AMD

O processador é uma das peças mais importantes em um computador. Apesar de tanto a Intel quanto a AMD fabricarem chips de alta qualidade, escolher a marca do componente vai definir quais modelos de placa-mãe poderão ser utilizadas no computador.

Por exemplo, se você quiser utilizar um Ryzen 7 5800X, da AMD, no PC, é necessário comprar uma placa-mãe que tenha soquete do tipo AM4. Entre as placas-mãe com essa característica estão as peças com chipset X570, B550, A520, X470, B450, X370, B350 e A320.

Processador AMD Ryzen. Imagem: Luiz Gonzales/Unsplash

Controle a temperatura do sistema

Na hora de montar um PC, é preciso decidir qual será o método de resfriamento do sistema antes de comprar as peças e o gabinete. É possível usar resfriadores a base de vento ou água para controlar a temperatura do processador e da placa de vídeo, mas o gabinete precisa ter espaço suficiente para comportar os componentes.

Se quiser utilizar um gabinete pequeno com pouca circulação de ar, é recomendado investir em watercoolers compactos. Caso o gabinete seja amplo e bem projetado, basta instalar as ventoinhas nos locais indicados pela fabricante para começar a utilizar o computador.

Tenha dois pentes de memória RAM

As memórias RAM (Random-Access Memory) são muito importantes para o funcionamento do computador. O componente armazena de forma rápida e temporária as instruções que o processador envia para outras peças. Esse processo é realizado em um pente de memória RAM por vez.

Ao utilizar dois pentes de memória RAM no sistema, o componente pode trabalhar em dual-channel. Isso significa que o processador consegue alocar o dobro de instruções ao mesmo tempo, diminuindo o intervalo dos comandos e deixando o computador mais rápido.

Memória DRAM DDR5 de 12 nm (Imagem: divulgação/Samsung)

Verifique a compatibilidade das peças

Além de adquirir uma placa-mãe que seja compatível com o processador, é necessário verificar a compatibilidade dos demais componentes ao montar um PC. Por exemplo, pode ser frustrante descobrir só no momento da montagem que a placa-mãe não tem uma interface M.2 para conectar um SSD super veloz.

Até mesmo os pentes de memória RAM precisam ser compatíveis com a placa-mãe. Se alguma peça estiver fora do lugar ou não combinar com o resto do sistema, pode ser que o computador tenha problemas de desempenho ou fique sem funcionar.

Calcule a energia necessária

Todos os componentes elétricos do computador exigem uma quantidade de energia para funcionar. Essa energia vem da fonte, que alimenta o sistema todo. A potência da fonte vai depender do consumo de cada peça. A soma de todos esses valores precisa ser menor que a potência da fonte.

Além disso, você precisa considerar o fator de forma, eficiência, amperagem, proteção e os cabos necessários na hora de comprar a fonte de alimentação. Uma boa fonte pode durar anos e ter um grande impacto na eficiência do PC.

Imagem principal: Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post 5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cibercriminosos intensificam ataques no fim de ano com golpes de Natal

Protótipo de ‘carro voador’ de startup da Embraer realiza voo inaugural

Vírus invade sistemas via apps piratas e vídeos do YouTube