Na hora de assistir aos seus filmes, séries, documentários ou outros conteúdos preferidos no streaming, você está sofrendo com problemas relacionados à reprodução das obras, como travamentos e imagens em baixa qualidade? Se sim, saiba que há algumas coisas que você pode fazer para solucioná-los.
Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz 5 dicas eficientes para você melhorar a velocidade da sua internet e assim obter uma melhor qualidade para as reproduções de streaming em sua casa.
5 dicas que melhoraram a qualidade dos vídeos dos streamings
Problemas de travamentos, baixa qualidade na imagem e demora para carregar geralmente estão relacionados à velocidade de sua internet.
Por isso, as dicas a seguir são focadas na melhoria de sua conexão. Além disso, elas servem tanto para smart TVs quanto para computadores.
1. Evite usar outros dispositivos na mesma rede enquanto assiste
Um dos grandes motivos da internet travar ou ter a velocidade comprometida enquanto você tenta assistir algo no streaming é a sobrecarga da rede, ou seja, muitas pessoas usam a internet ao mesmo tempo.
Por isso, no momento em que for reproduzir algo no streaming, limite a quantidade de dispositivos conectados e também retire os aparelhos que não estão sendo utilizados. Dessa forma, a internet funcionará apenas para a sua reprodução.
2. Utilize um roteador moderno
Geralmente, o roteador fornecido pela operadora de internet não é o melhor em termos de sinal. Por isso, você pode solicitar que a empresa disponibilize um aparelho que ofereça a opção de se conectar na faixa de 5 GHz, capaz de entregar maior velocidade com menos interferência de outros dispositivos.
Os dispositivos também costumam ter quatro antenas, o que ajuda na melhoria do alcance nos cômodos da residência. Caso a operadora não tenha a opção de um roteador como esse, você pode optar por comprá-lo, pois há várias opções no mercado.
3. Mude o seu roteador de lugar
Por conta da intensidade de sinal, quanto mais perto o roteador estiver do aparelho que você utiliza para assistir a streamings, melhor. O ideal é que também não haja muitos objetos entre os dispositivos, evitando qualquer tipo de interferência.
Uma opção eficiente é comprar um amplificador de sinal de Wi-Fi ou até mesmo colocar um segundo roteador em sua casa.
Leia mais:
- 5 truques para otimizar a qualidade de áudio do PC Windows
- 5 dicas para melhorar sua experiência no YouTube Music
- O que é a configuração Auto HDR? Entenda como ela melhora a qualidade das imagens
4. Conecte o fio da internet diretamente no aparelho
Seja em sua Smart TV ou até mesmo no computador, se você utilizar a internet cabeada, também conhecida como Ethernet, vai obter uma conexão mais rápida e menos suscetível a interferências.
Caso o seu aparelho não tenha a porta Ethernet, você pode adquirir um adaptador USB, que funciona em diversos modelos de TVs.
5. Mude o plano de internet para um mais rápido
A cada tentativa de melhorar a sua conexão, faça o teste de velocidade da internet por meio de um testador, como o Speedtest, e veja se está havendo melhoras. Caso as melhorias sejam pequenas ou não haja nenhum resultado positivo, talvez seja o momento de solicitar um plano mais robusto.
Para assistir a streamings em alta qualidade, como em 4K, é necessário ter uma velocidade de download que atinja, no mínimo, os 15 Mbps. Porém, o ideal é ter uma internet ainda mais potente do que essa. Caso não tenha, estude a possibilidade de alterar a que você possui em sua casa.
O post 5 dicas para assistir a streamings com uma qualidade melhor apareceu primeiro em Olhar Digital.