Home Variedade 5 jogos de PS1 que fazem 25 anos em 2025

5 jogos de PS1 que fazem 25 anos em 2025

by Fesouza
6 minutes read

Em 2000, o mundo estava com medo do bug do milênio, o Orkut nem existia ainda e a galera passava horas na frente da TV jogando no saudoso PlayStation 1. E olha, que ano para quem tinha o primeiro console da Sony.

Nesta matéria, separamos 5 jogos inesquecíveis do PS1 lançados em 2000 que merecem um lugar especial na memória (e na estante, se você for colecionador). Quer relembrar alguns deles? Então segura a nostalgia e vamos ver alguns dos títulos mais marcantes do primeiro PlayStation que estão fazendo 25 anos.

5. Spyro: Year of the Dragon

A Insomniac fechou com chave de ouro a trilogia original do nosso dragãozinho roxo. No ano 2000, ela no entregou Spyro: Year of the Dragon, trazendo fases coloridas, jogabilidade redondinha e carisma de sobra.

Spyro: Year of the Dragon
Spyro: Year of the Dragon ainda marca memória na mente de muitos jogadores. (Fonte: Spyro Wiki/Reprodução)

Dessa vez, a aventura gira em torno de ovos de dragão roubados por uma vilã misteriosa chamada Sorceress. Cabe ao Spyro cruzar mundos mágicos e recuperar os ovos, resgatando bebês dragões que possuem nome, estilo e personalidade próprias. 

A campanha também é recheada de segredos, minigames divertidos e novos personagens jogáveis. Dentre os principais, podemos mencionar o canguru Sheila e o macaquinho Agente 9, que trazem uma variedade legal ao gameplay.

4. Vagrant Story

Vagrant Story é um game que nem todo mundo jogou, mas quem se aventurou nele nunca esquece. Ele mistura ação, estratégia e uma história densa cheia de intrigas políticas, tudo ambientado na sombria cidade de Leá Monde.

O diferencial está no sistema de combate, que usa uma mecânica de targeting em tempo real. Você pode focar em partes específicas do corpo dos inimigos e precisa gerenciar fadiga, armas e até magias. Enfim, um prato cheio pra quem curte jogo com profundidade. 

Para completar o pacote, o título ainda tem crafting, puzzles e uma ambientação que até hoje atrai a atenção de muita gente.

3. Spider-Man

Antes dos jogos do Homem-Aranha virarem superproduções cinematográficas em forma de game, tivemos esse clássico do PS1 que marcou uma geração. Spider-Man, da Neversoft, foi o primeiro jogo que realmente te fazia sentir como o cabeça de teia, balançando entre os prédios de Nova York com estilo e agilidade.

Spider-Man
Spider-Man traz bons combates e sensação de liberdade. (Fonte: IMDB/Reprodução)

O jogo tinha uma mistura muito boa de ação, combate corpo a corpo, escalada. E, neste pacote todo, não dá pra esquecer o sistema de se balançar com as teias, que apesar de limitado era revolucionário na época. 

A história era simples, mas cheia de participações especiais do universo Marvel, como Venom, Rhino e até mesmo o Quarteto Fantástico. E, claro, não dá pra esquecer a narração de Stan Lee, que dava um charme todo especial a este game que ainda tem espaço no coração de muita gente.

2. Tony Hawk’s Pro Skater 2

Se você viveu os anos 2000, com certeza ouviu aquele “Superman” do Goldfinger tocando enquanto fazia um kickflip em cima de um half pipe. Se enquadra nesta descrição? Então certamente se divertiu com Tony Hawk’s Pro Skater 2.

Ele foi tido por muitos como um divisor de águas nos jogos de esporte. Ele pegou tudo o que o primeiro fez de bom e turbinou com gráficos melhores, manobras novas e, claro, a trilha sonora de respeito.

Ampliando esse pacote, havia ainda o modo Career com os objetivos por fase, além do editor de pistas para deixar a criatividade rolar solta.

1. Final Fantasy IX

Lançado em 2000, Final Fantasy IX foi um verdadeiro presente da Square para os fãs mais nostálgicos da franquia. 

Ao contrário dos dois anteriores, que apostaram em um visual mais futurista, esse jogo trouxe de volta a vibe medieval, cheia de castelos, magias e criaturas fantásticas. A história traz o protagonista Zidane em uma história que vai se tornando cada vez mais complexa conforme avançamos.

Final Fantasy IX
Quer um bom RPG no PS1? Então jogue FFIX. (Fonte: Reddit/steambegan/Reprodução)

O que mais chama atenção em FFIX é o elenco carismático e bem construído. Cada personagem tem uma história de fundo marcante e um estilo único de luta, o que deixa as batalhas mais estratégicas e variadas.

Os gráficos do game continuam belos até hoje, e o sistema de habilidades baseado em equipamentos foi uma sacada genial. Pra quem curte RPGs clássicos com muita história, emoção e reviravolta, esse é o tipo de jogo que merece ser revisitado sempre. 

Por falar em PS1, você viu que um dos jogos clássicos do console pode ser relançado em breve no PC? Dá uma olhada lá para descobrir o que vem por aí e até a próxima!

You may also like

Leave a Comment