Apesar do avanço tecnológico dos últimos anos e o lançamento de notebooks que apresentam especificações incríveis para diferentes tipos de uso, praticamente todos os equipamentos apresentam alguns detalhes que precisam e podem ser melhorados.
5 problemas comuns que afetam quase todos os notebooks
Vale destacar que os problemas listados abaixo podem ser observados principalmente em notebooks de entrada e intermediários, mas também é possível encontrar alguns deles em equipamentos topo de linha. Confira a lista abaixo!
1. Portas limitadas
Notebooks antigos contavam com diversas portas, como HDMI, USB e Ethernet. Dessa forma, caso o usuário precisasse utilizar uma delas, não teria a necessidade de adquirir um hub para a conexão.

Entretanto, com a fabricação de modelos mais novos — mais finos e leves —, as portas passaram a ser limitadas.
Isso se tornou um problema para quem precisa conectar diversos dispositivos ao notebook, como fone de ouvido, mouse e outros itens.
2. Fragilidades na estrutura
Alguns notebooks apresentam uma certa fragilidade em suas estruturas. Isso ocorre principalmente devido à busca por equipamentos mais leves e finos, o que muitas vezes resulta em menos resistência física. Por isso, é essencial ter ainda mais cuidado ao utilizar o seu aparelho moderno.
3. Baixa resolução na webcam
Ainda existem no mercado diversos modelos de notebooks que apresentam a resolução baixa em suas webcams, com apenas 720p, algo que é um grande problema atualmente, principalmente se levarmos em consideração que estamos na era das reuniões online em ambientes de trabalho e estudos.

Participar de uma interação na qual sua câmera não oferece imagens com boa nitidez pode passar a mensagem de pouco profissionalismo e acabar não causando uma boa impressão para outras pessoas.
O ideal é contar com um notebook que entregue pelo menos 1080p na resolução da webcam.
Leia mais:
- 5 notebooks 2 em 1 para turbinar sua rotina em 2025
- 5 marcas de Notebooks que você precisa conhecer
- Como escolher um notebook para estudar?
4. A impossibilidade de substituir algumas peças do notebook
Modelos de notebooks mais modernos, independentemente de serem topo de linha, versão de entrada ou intermediários, estão vindo com alguns componentes soldados em sua estrutura — como a memória RAM, SSD na placa-mãe e outros itens.
Isso geralmente é feito por questões de design, colaborando para que os aparelhos sejam mais finos e leves.
Entretanto, caso um desses componentes dê problema, a pessoa não consegue fazer a troca. Assim, precisará levar o equipamento à loja autorizada da marca para fazer a troca dele, caso ainda esteja na garantia, ou, na pior das hipóteses, comprar um novo notebook.
5. Telas mais escuras em modelos de entrada e intermediários
Boa parte dos notebooks de entrada e intermediários possuem telas mais escuras e com uma menor precisão de cores.

Apesar de atender bem aos usuários que necessitam do equipamento para trabalhos básicos de escritório ou até mesmo usos simples no dia a dia, como estudos e navegação na internet, o ideal é ter um notebook com telas que entregam imagens com cores mais vivas para uma melhor experiência visual.
Geralmente, os aparelhos que apresentam esse problema utilizam painéis VA ou TN, pois são mais baratos e, consequentemente, tornam os preços dos produtos mais acessíveis.
Por isso, no momento de adquirir o produto é essencial ficar atento às especificações da tela e taxa de brilho de, no mínimo, 300 nits.
O post 5 problemas comuns que afetam quase todos os notebooks apareceu primeiro em Olhar Digital.