O Linux é um sistema operacional desenvolvido com código aberto e disponível no mercado há mais de 30 anos. Ele é excelente para programadores e servidores que desejam explorar as possibilidades oferecidas pelo sistema. O software também pode ser aproveitado de diferentes formas por usuários comuns em atividades no dia a dia, pois tem grande flexibilidade e estabilidade.
Além disso, o software possibilita um ótimo controle em relação ao desempenho, permitindo que o usuário adapte a forma como deseja utilizar a máquina. Para isso, é necessário ter conhecimento de alguns dos recursos disponíveis no sistema.
Quer melhorar o PC com Linux? Veja 5 recursos quem pode ajudar
A seguir, você confere 5 recursos presentes no Linux que você pode utilizar para fazer com que o seu PC ou notebook tenha um desempenho mais elevado.
1. Utilize o Regulador de desempenho
Ao usar o regulador de desempenho, você consegue fazer com que a CPU de sua máquina trabalhe continuamente em alta frequência. De acordo com o portal Linux Avante, é possível realizar essa mudança por meio do aplicativo cpupower-gui, que pode ser instalado por meio dos repositórios oficiais em diversas distribuições Linux, como o Ubuntu 20.04 e 20.10.

Dessa forma, o usuário consegue aproveitar ações mais rápidas mesmo em tarefas pesadas. O ponto negativo é que consome mais energia e gera mais calor. Porém, é possível programar um script para retornar ao regulador padrão conforme a demanda.
Leia mais:
- 5 coisas que você pode fazer no Linux e não no Windows
- 10 coisas que você pode fazer com o pen drive e não sabia
- Por que o Linux é tão amado? Reunimos alguns motivos para explicar
2. Faça uso da ZRAM quando a memória RAM estiver cheia
A ZRAM funciona como um tipo de swap, uma região de troca na qual o sistema disponibiliza sempre que a memória RAM fica cheia. Por meio dela, em vez de gravar páginas no disco, o kernel as salva de forma compacta na memória. Assim, aumenta a RAM utilizável, dando uma entrada e saída de swap mais ágil. Grande parte das distribuições Linux atuais conta com pacotes ZRAM.
3. Aprenda a usar a ferramenta Terminal
Apesar de parecer assustadora, pois exige do usuário habilidades para digitar comandos em uma janela preta, a ferramenta Terminal dá ao usuário a chance de compreender o sistema que está utilizando e ainda o controlar.

Além de ser mais rápida e potente do que as alternativas com interface gráfica, a ferramenta permite monitorar o desempenho do sistema, ajustar configurações, instalar software em uma velocidade maior e ainda gerenciar processos.
Apesar de parecer difícil aprender a utilizar o Terminal, saiba que o processo vale muito a pena e abre um leque de opções para aprimorar as suas ações, como automatizar tarefas repetitivas, por exemplo.
4. Habilite páginas enormes (HugePages)
As páginas enormes no Linux são utilizadas para ajudar no gerenciamento de memória virtual. Enquanto páginas normais possuem 4 KB, as enormes têm 2 MB ou podem chegar a 1 GB.

Acontece o seguinte: no gerenciamento de memória virtual, o kernel detém uma tabela onde existe um mapeamento do endereço da memória virtual para o endereço físico. Dessa forma, para cada transação de página, o kernel deve carregar o mapeamento relacionado.
No caso de páginas pequenas, será necessário carregar mais páginas e, consequentemente, um número maior de tabelas de mapeamento, o que reduz o desempenho do sistema. Quando se usa páginas enormes, o trabalho é mais ágil, pois o número de páginas a serem carregadas é menor.
O processo completo de configuração de páginas enormes pode ser encontrado no portal Kernel Talks, que traz todos os comandos necessários.
5. Reduza o valor padrão do parâmetro swappiness
O parâmetro swappiness é responsável por controlar a troca de páginas ociosas por páginas em disco. Essa troca acontece por padrão antes mesmo de a RAM estar cheia. O valor padronizado para o início dessa ação no sistema é de 60, um meio-termo utilizado entre a capacidade de resposta e a manutenção de mais cache de memória.

Ao reduzir essa quantidade, o kernel começa a reter os dados na RAM por mais tempo. Caso o seu dispositivo tenha um sistema com muita memória, vale a pena fazer essa mudança para aprimorar o comportamento do sistema sob alta carga. Uma ideia é definir swappiness como 10 e fazer o monitoramento com free -h ou vmstat, observando a frequência na qual o swap vem sendo tocado.
De acordo com a XDA, site cujo conteúdo serviu de inspiração para este texto, o comando para utilizar esse recurso é:
anurag@anurag-IdeaPad-3-1SALC6-Ub:-$ cat /proc/sys/vm/swappiness
60
anurag@anurag-IdeaPad-3-1SALC6-Ub:-$
O post 5 recursos do Linux para aprimorar o seu PC ou notebook apareceu primeiro em Olhar Digital.