Quando o assunto é sistema operacional de um PC, é normal que a grande maioria das pessoas conheça apenas os softwares mais tradicionais, como o Windows e macOS. Entretanto, o que muitos não sabem é que existem diversos programas excelentes desenvolvidos para dar vida nova a PCs e notebooks antigos, proporcionando maior desempenho a essas máquinas.
5 sistemas operacionais que darão uma cara nova ao seu PC antigo
A seguir, confira uma lista com 5 sistemas operacionais excelentes para você instalar em seu computador antigo e obter ótimos resultados em termos de desempenho.
1. ChromeOS Flex
Uma reformulação inspirada no tema do ChromeOS, esse sistema operacional foi projetado para hardwares mais simples e antigos. Ele é uma versão leve e gratuita do ChromeOS, proporcionando mais rapidez e segurança a PCs velhos.
O sistema não conta com suporte para aplicativos Android e chip de segurança Titan C, que estão nos Chromebooks. Porém, é ótimo para quem deseja aproveitar algum aparelho velho.
2. DietPi
Esta é uma distribuição Linux que tem como base o Debian e apresenta grande eficácia para máquinas x86, incluindo notebooks. Caso você tenha um equipamento desatualizado, com pouca memória RAM e processador de baixo desempenho, o DietPi pode ser uma ótima alternativa para elevar o desempenho de máquinas antigas.
3. GhostBSD
O GhostBSD é uma distribuição FreeBSD que entrega rapidez ao seu sistema sem grandes exigências ao seu hardware. Além disso, ele tem um ótimo funcionamento com boa parte dos aplicativos FOSS que você poderia encontrar no Linux, como o Blender, o Inkscape e outros programas de criação e produtividade, como Thunderbird.
Leia mais:
- Qual sistema operacional você deveria escolher para seu próximo computador?
- Quais as principais diferenças entre o Windows 10 e 11?
- O que é o Chrome OS e para que serve?
4. Q4OS
O Q4OS é um sistema leve que traz interfaces atualizadas e consegue suportar o KDE Plasma, oferecendo um equilíbrio entre desempenho e estética. Caso resolva instalá-lo em seu notebook antigo, opte pelo ambiente Trinity Desktop, pois ele exige somente 256 MB de memória RAM.
Ele tem como base o Debian Linux e possui o objetivo de dar maior produtividade ao sistema. O software ainda conta com um funcionamento ágil e eficiente, com baixo consumo de recursos de computação e memória em tarefas e processos sem utilidade.
5. Ubuntu
Sistema operacional grátis e de código aberto, com base no kernel Linux, derivado do Debian, o Ubuntu entrega simplicidade, ótimo desempenho e segurança em PCs velhos e modestos.
O seu funcionamento é bom em computadores pessoais, aplicações corporativas e até mesmo em servidores. O software ainda funciona como uma alternativa sólida ao macOS e Windows.
Por meio desse sistema, o usuário consegue navegar pela internet, programar, administrar sistemas corporativos, editar arquivos e assistir vídeos.
O seu ciclo de atualizações é semestral, e as versões LTS contam com suporte por cinco anos. Ele tem compatibilidade com pacotes Snap e APT, o que facilita a instalação de aplicativos.
O post 5 sistemas operacionais para reviver o seu PC velho apareceu primeiro em Olhar Digital.