5G pode afetar pousos e decolagens, mas cientistas oferecem solução

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), na Arábia Saudita, desenvolveram um modelo matemático para reduzir a interferência do 5G em aeronaves.

O estudo, publicado no IEEE Transactions on Wireless Communications, propõe zonas de exclusão ideais em torno de aeroportos, que preservam o funcionamento dos radioaltímetros — sensores críticos para pousos, decolagens e voos em baixa visibilidade.

Novo modelo criado por pesquisadores protege aviões do 5G – Imagem: ANNVIPS/Shutterstock

Descobertas do estudo

  • É a primeira aplicação da geometria estocástica para prever a interação entre sinais 5G e sistemas de aviação.
  • O método mostrou que zonas de formato triangular ao redor das pistas minimizam a perda de desempenho da rede, mantendo a segurança aérea.
  • Segundo os pesquisadores, o impacto do 5G é inevitável nessas áreas: uma torre dentro da zona reduz a eficiência em até 20%, enquanto três torres podem derrubar o desempenho em 50%.

“O 5G opera quase na mesma largura de banda que os radioaltímetros, o que pode comprometer o sinal. Por isso, são necessárias áreas de exclusão para evitar riscos”, explicou Mohamed-Slim Alouini, professor da KAUST e líder do estudo.

Proposta saudita deve guiar reguladores internacionais em meio a restrições já aplicadas em aeroportos de vários países (Imagem: muratart/Shutterstock)

Leia mais:

Estudo pode influenciar normas sobre aviação

A proposta foi elaborada por Safa Khemiri, doutoranda da KAUST, e Mustafa Kishk, ex-pesquisador da instituição e hoje professor na Universidade Maynooth, na Irlanda.

O trabalho, apoiado pela Comissão Saudita de Comunicações, Espaço e Tecnologia, deve servir de referência para reguladores internacionais de aviação e telecomunicações, em meio às restrições já impostas ao 5G próximo a aeroportos em vários países.

Fórmula matemática pode evitar caos entre 5G e aviação (Imagem: solarseven/iStock)

O post 5G pode afetar pousos e decolagens, mas cientistas oferecem solução apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (22/08)

West Ham x Chelsea: onde assistir, horário e escalações do jogo da Premier League

Final explicado do filme “A Hora do Mal”