O Brasil não é um país frequentemente representado em jogos. Ou seja, é um tanto raro ver enredos se passando aqui nas nossas terras, ou até mesmo reverenciando ícones da nossa história. E quando isso acontece, um dos principais locais a serem reproduzidos é justamente as favelas.
As nossas comunidades chamam a atenção por conta de seus formatos, repletas de becos, casas agrupadas e, em alguns casos, com o crime instaurado no local. E hoje o Voxel traz uma lista com seis jogos que reproduziram as favelas brasileiras em seus jogos. Confira
1. Max Payne 3
Uma das franquias mais aclamadas da Rockstar teve um capítulo inteiro no Brasil. Em Max Payne 3, o detetive acaba indo parar na cidade de São Paulo, para cumprir um trabalho como segurança particular de uma família de classe alta. Entretanto, ao chegar no país, ele precisa lidar com uma série de problemas pela capital paulista.

E um dos momentos mais icônicos do enredo é quando Max vai até uma favela brasileira. Curiosamente, embora o jogo seja ambientado em São Paulo, o cenário em questão lembra muito as comunidades do Rio de Janeiro, muito por conta do seu relevo na montanha. Mas mesmo assim, isso não impediu que esse fosse, para nós, um dos momentos mais brazucas da história dos videogames.
2. Counter-Strike 1.6
Embora não fosse oficial do jogo, o mapa Favela é de longe um dos mais populares do game aqui no Brasil. Era comum ver dezenas de jogadores nas antigas Lan Houses disputando partidas em meio a vielas e outros elementos característicos das favelas do Rio de Janeiro. Isso sem falar na trilha sonora, composta muitas vezes por um “rap Proibidão”, ou seja, que faz apologia ao crime organizado.

Mesmo que não tenha sido o motivo principal, o mapa Favela foi um dos motivos para que o jogo fosse proibido no Brasil por um bom tempo. Segundo o comunicado do Procon de Goiás, órgão que executou a proibição do game, em CS “O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PMs matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido”, dizia o comunicado da época.
3. FIFA 20
FIFA 20 é um dos capítulos mais aclamados da franquia, e o motivo é a presença do Modo Volta. Ele é similar ao antigo jogo FIFA Street, e coloca os jogadores em partidas em quadras ao redor do mundo. E uma delas é justamente no Rio de Janeiro, mais precisamente em uma favela.

O curioso é que a reprodução dela no jogo, com uma quadra repleta de prédios em seu entorno, gerou algumas críticas na internet. Nelas, jogadores diziam que o local se parecia mais com Kowloon, a famosa cidade murada da China, do que com uma comunidade aqui do Brasil.
4. Call of Duty: Modern Warfare 2
Outro momento de orgulho para os brasileiros foi em Call of Duty: Modern Warfare 2. Vale lembrar que, na época do lançamento, o jogo já figurava como um dos produtos de entretenimento mais vendidos do mundo, portanto foi um motivo a mais para fazer brilhar os olhos da gente.

Em uma das primeiras missões do game, era preciso atravessar uma favela carioca para ir atrás de pistas do vilão Rojas. Uma vez lá, é preciso sobreviver a uma chuva de balas, ao mesmo tempo em que você deve ter cuidado para não balear um civil. Para completar, o jogo também trazia cenas bem realistas da cidade carioca, como as ruas de Copacabana e o Cristo Redentor ao fundo do cenário.
5. Driver 2
Driver 2 é um dos jogos mais icônicos do PSOne. E para nós brasileiros, o motivo é ter sido um dos primeiros jogos a reproduzir o Brasil em uma das fases. E se não bastasse, ela era a mais importante, já que fazia parte da missão final do jogo, ou seja, um encerramento com chave de ouro.

E em um dos momentos dessa missão, talvez o mais complexo, era guiar um ônibus em meio a ruas que dão acesso a uma favela. Além de serem bem estreitas, o veículo também não ajudava muito, já que era bem complexo de ser guiado. Mas, no fim das contas, foi uma das “homenagens” mais icônicas da história.
6. Squad
Fenômenos nas redes sociais, muito provavelmente você já se deparou com algum vídeo mostrando o “confronto” entre policiais do BOPE e uma facção criminosa em um FPS de ação frenética. Trata-se de Squad, um game de tiro online, com suporte para partidas com até 100 jogadores.
@madz_rj Faça isso e ganhe tudo no SQUAD! #squad #favela #riodejaneiro
♬ som original – Madz RJ – Madz RJ
Assim como CS 1.6, o FPS também ganhou um mapa situado em uma favela brasileira, que rapidamente se tornou uma febre. O sucesso é tanto que é preciso esperar um bom tempo para poder ter a chance de participar do servidor com o cenário brasileiro.
E na sua opinião, qual o game mais icônico que traz uma favela brasileira? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
