De faróis de LED a painéis totalmente digitais, a Audi aposta em tecnologias que unem sofisticação e desempenho. O Q8 é um dos exemplos mais completos dessa filosofia, reunindo recursos que mudam a experiência de dirigir. Veja seis inovações que mostram por que a montadora continua referência em engenharia automotiva.
1 – Lanternas OLED
Essa tecnologia permite que a lanterna emita sua própria luz (com OLED ou diodos orgânicos). Para isso, basta ligar ou desligar diferentes pontos da estrutura. Isso ajuda a aumentar a segurança no trânsito.
Falando em segurança, a Audi utiliza sensores traseiros para monitorar veículos que se aproximam rápido demais. Caso isso aconteça durante um engarrafamento, O SUV desenha uma terceira linha de luz vermelha para alertar o motorista que se aproxima que seu carro está parado.
Esta tecnologia também se destaca pelo fator estético, pois a Audi entrega a possibilidades de estilos gráficos para as lanternas. Assim, você consegue escolher a de sua preferência.
Leia mais:
- Audi e Warner prestam homenagem nos 30 anos da morte de Senna
- Q6 e-tron 2025: Audi revela novo SUV elétrico mais barato
- Os 10 carros mais populares da Audi
2 – Suspensão pneumática
Esta tecnologia garante maior facilidade de acesso à cabine e ao porta-malas, deixando a carroceria mais próxima do chão, além de deixá-la mais equilibrada em curvas, o que melhora o controle do veículo.
As molas de aço também merecem destaque, pois possuem controle de ajuste eletrônico. Além disso, os amortecedores contam com bolsas de ar que são acionadas automaticamente.
3 – Faróis de laser
Os faróis de laser vêm acompanhados dos faróis de LED de última geração, chamados Matrix HD, que utilizam sensores e câmeras para monitorar o ambiente e escolher automaticamente quais projetores ligar ou desligar, além de ajustar sua intensidade. É importante destacar que esse sistema, junto com as lanternas OLED, custa R$ 26 mil.
Além disso, também há em conjunto o emissor de luz direcionada a laser. Ele aumenta a visibilidade à noite, o que, de acordo com a Audi, permite duplicar a distância de iluminação em rodovias.
4 – Eixo traseiro que vira
Também chamado de All-Wheel Steering ou eixo traseiro dinâmico, esta tecnologia é antiga, mas que continua encantando quem tem um Audi Q8. O eixo traseiro do veículo conta com um motor adicional alimentado pela bateria de 48V do sistema híbrido.
Para que o eixo vire, existe uma central eletrônica que calcula o movimento utilizando os sensores na carroceria como base e pelo sistema de tração integral. Assim, no momento em que o motorista gira o volante em alta velocidade, as rodas traseiras giram em até 1,5 grau na direção das rodas dianteiras.
Quando o veículo está em baixa velocidade, elas giram até 5 graus na direção oposta à das rodas dianteiras. Dessa maneira, o carro precisa de menos espaço para girar, ficando mais suave e preciso.
5 – Painel digital avançado
O painel digital não é uma grande novidade em veículos, mas o do Audi Q8 tem grandes diferenciais. Ele possui uma tela de 12,3 polegadas com design esportivo e novos gráficos animados.
Nele, há funções incríveis, como a Side Assist, que alerta sempre que há um ponto cego ou obstáculos na lateral do automóvel. Destaque também para o Audi Virtual Cockpit, o qual mostra um aviso de mudança de faixa e distância de outros veículos.
6 – Assistência ao motorista
Quem adquirir o veículo também poderá contar com sistemas de assistência. Um deles é o Traffic Jam Assist, uma combinação de controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist.
Eles proporcionam o controle das faixas de velocidade, além de fornecer suporte ao motorista com aceleração, manutenção de velocidade, frenagem, detecção das faixas e muito mais.
O post 6 tecnologias do Audi Q8 que redefinem a experiência de dirigir um SUV apareceu primeiro em Olhar Digital.