O Asus ROG Ally X é um console portátil que possui o Windows 11 e oferece três meses de Game Pass grátis. Ele é equipado com o processador AMD Ryzen Z1 Extreme, tem 24 GB de RAM e conta com uma tela Full HD de 120 Hz, o que proporciona imagens de excelente qualidade.
Apesar disso, para obter o máximo de desempenho ao utilizar o console da Asus, é necessário fazer alguns ajustes nas configurações do dispositivo.
7 configurações para ajustar no Asus ROG Ally X
Os ajustes abaixo podem ser feitos assim que você receber o console e for configurá-lo pela primeira vez. Dessa forma, é possível aproveitar um maior desempenho e durabilidade do equipamento. Confira!
1. Altere o TDP
TDP (thermal design power) é uma sigla que, em português, significa potência térmica de design.

Ele é medido em watts e tem como função determinar o quanto de energia alguns modos do ROG Ally X estão consumindo. Quanto maiores forem os números, menor pode ser o desempenho do equipamento e também a duração da bateria.
Existem quatro modos de TDP que podem ser utilizados pelo usuário. São eles: Desempenho (17 W), Silencioso (13 W), Turbo I (25W) e Turbo II (30 W). Para alterá-los, basta apertar o botão da Central de Comando e tocar em “Modo de Operação”.
Faça o ajuste conforme as necessidades do jogo para rodar corretamente. Lembre-se: quanto menor o TDP, mais você preserva a bateria do aparelho. Games como o Stardew Valley, por exemplo, rodam super bem no modo Silencioso. Já um jogo semelhante ao Cyberpunk 2077 precisa do modo Turbo.
2. Mude o layout do teclado
Para navegar no sistema operacional Windows 11 e no aplicativo Armoury Crate, utilizado para unificar o controle e configuração do ROG Ally X, o usuário precisa usar uma combinação entre teclado virtual, controle integrado e tela sensível ao toque.
Entretanto, o teclado virtual não mostra o layout completo conforme o padrão, exibindo então um modo compacto, sem algumas teclas fundamentais para atalhos. Por isso, é importante mudá-lo para o teclado tradicional.
Faça isso tocando no ícone de engrenagem no canto da janela flutuante, depois vá em “Layout do teclado” e, por último, selecione a opção “Tradicional”.
3. Ajuste a alocação de VRAM do dispositivo conforme o jogo
VRAM é um termo que faz referência à memória de vídeo do console. Ela armazena, de forma temporária, os dados gráficos exibidos na tela.

O ajuste de sua alocação pode proporcionar uma experiência de jogo com imagens mais nítidas e mais suaves.
Na hora de fazer a alteração, lembre-se que alocações maiores de VRAM são ótimas para jogos que utilizam muito a GPU. Porém, em games que fazem um uso intensivo de CPU, sso pode comprometer o seu desempenho durante a partida.
Para realizar o ajuste, vá em “Configurações” > “Modo de Operação” > “Configurações da GPU”. Então, altere o valor de VRAM.
4. Habilite o modo offline
O ROG Ally X, assim como outros consoles portáteis que são equipados com o Windows, não foi fabricado para o uso offline. Porém, é possível ativar o Modo Offline através das configurações do sistema operacional para jogar em momentos que você não tem conexão.

Para isso, basta abrir a Microsoft Store, selecionar sua foto de perfil, clicar em “Configurações” e encontrar a opção “Permissões Offline”. Então, é só ativar o Modo Offline.
Leia mais:
- 8 jogos potentes para baixar no Steam Deck, ROG Ally e Legion Go
- ROG Xbox Ally x Nintendo Switch 2: saiba quais as diferenças entre os portáteis
- 5 configurações que economizam bateria no Steam Deck, ROG Ally e Legion Go
5. Configure o carregamento da bateria do dispositivo para ser interrompido com 80%
A bateria do Asus ROG Ally X conta com 80 Wh, uma capacidade considerada bem robusta para esse dispositivo. Porém, para prolongar a vida útil deste componente do aparelho, você pode configurá-lo para carregar apenas até 80%.

O processo é bem simples: abra o aplicativo MyAsus no console > vá em “Personalização” > selecione “Modo de Cuidados com a Bateria”.
6. Desabilite aplicativos de inicialização desnecessários
Existem alguns aplicativos de inicialização que não são utilizados em seu ROG Ally X, mas que o deixam mais lento e limitam o seu desempenho. Esses programas costumam ser configurados de fábrica para serem executados assim que o dispositivo inicializar.

Para desativá-los no equipamento com o Windows 11, acesse a barra de tarefas de seu console e encontre a opção “Gerenciador de Tarefas”.
Então, selecione “Aplicativos de Inicialização” e confira todas as tarefas que são executadas na inicialização do sistema e o impacto que cada uma gera no aparelho.
Veja quais não possuem utilidade para você e toque para selecionar o aplicativo e o desabilite na barra de menu na parte superior da janela. Repita isso em outros apps que também não são necessários.
7. Limite a taxa de atualização
É possível personalizar a tela do Asus ROG Ally X, já que você consegue definir um limitador de taxa de quadros na Central de Comando para reduzir a taxa de atualização e preservar a bateria.

O passo a passo é simples: aperte a tela da Central de Comando e toque em Limitador de FPS. Na sequência, escolha a taxa que deseja definir. O recurso pode ser ativado ou desativado no momento em que você desejar.
O post 7 configurações para ajustar no Asus ROG Ally X e aprimorar o console apareceu primeiro em Olhar Digital.