Com lançamento previsto para a primeira quinzena de setembro, o iPhone 17 deve trazer mudanças significativas, conforme rumores que têm surgido nos últimos meses. Uma delas pode ser a estreia de uma versão mais fina, supostamente substituindo a variante Plus da linha.
Também especulam-se alterações no design do módulo de câmeras dos modelos Pro, além de uma aguardada modificação nas telas, colocando todas as versões em pé de igualdade neste quesito. Mas a provável chegada dessas e de outras atualizações tem trazido de volta um antigo debate: será que a Apple vai realmente inovar em seu próximo lançamento?
Conheça, a seguir, sete mudanças especuladas no iPhone 17 que já existem nos celulares Android.
1. Módulo de câmera retangular
Um novo módulo de câmera se estendendo de uma ponta à outra na traseira, na horizontal, está entre as mudanças cotadas para o próximo iPhone, especialmente nas variantes Pro, substituindo a versão quadrada. Dentro deles, as lentes devem manter o design triangular.
Trata-se de uma barra com formato semelhante à encontrada nos celulares Pixel, deixando os sensores mais salientes. A diferença é que o módulo de câmeras dos smartphones do Google é ligeiramente mais curvo.
2. Telas de 120 Hz em todas as versões
Finalmente, a Apple deve adicionar a tela ProMotion de 120 Hz a todas as versões da nova geração, ao contrário da linha atual, em que elas são exclusivas dos modelos mais caros. Enquanto isso, as versões regular e Plus usam display de 60 Hz.
Como lembra o Mashable, as telas com alta taxa de atualização estão presentes em todas versões das linhas Samsung Galaxy S e Google Pixel há algum tempo, inclusive nos modelos mais baratos dessas séries.
3. Resfriamento por câmara de vapor
Para melhorar a dissipação de calor, mantendo desempenho mais alto e constante, o iPhone 17 deve adotar o sistema de resfriamento por câmara de vapor, conhecido por sua eficácia. A tecnologia é usada em celulares Android desde 2018, quando estreou no Razer Phone 2, e também aparece em dispositivos da Samsung e no recém-lançado Pixel 10 Pro.
4. Bateria de 5.000 mAh
Um dos principais rumores sobre a próxima geração do iPhone é a estreia da bateria com 5.000 mAh de capacidade ou mais na variante Pro Max. Caso se confirme, será a primeira vez que o smartphone da Apple terá uma célula de energia desse tamanho.
Mais uma vez, é algo que existe nos celulares Android há anos, inclusive com opções que trazem bateria acima de 6.000 mAh. De qualquer forma, a novidade pode acabar com as reclamações sobre a autonomia dos iPhones.
5. Novos elementos de design do iOS 26
O iOS 26 deve ter a versão estável lançada junto com o iPhone 17, chegando também aos modelos anteriores compatíveis. Além da mudança na numeração do sistema, o update conta com novos elementos de design que se assemelham aos usados no software rival.
Durante o anúncio do iOS 26, em junho, a Samsung provocou a Apple, sugerindo que vários recursos da nova versão foram copiados da One UI 7, como as traduções ao vivo. A gigante sul-coreana citou, ainda, a interface transparente, os apps personalizáveis e as barras flutuantes.
6. Memória RAM de 12 GB
Rumores sugerem que o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max virão com 12 GB de RAM, representando um aumento de 50% no processamento. Isso garantaria o funcionamento correto dos recursos de IA Apple Intelligence.
Nos modelos Android, tal capacidade é encontrada nos aparelhos da linha Galaxy S e nos gadgets do Google desde o Pixel 9 do ano passado. Já as marcas chinesas têm opções com até o dobro disso, como o Red Magic 8S Pro+ com 24 GB de RAM.
7. iPhone Slim
Por fim, a já citada possível versão fina do iPhone 17 deve apresentar espessura sem precedentes, surgindo como ponto de partida para futuros celulares dobráveis da Apple. Especula-se que o iPhone 17 Air terá entre 5,5 mm e 6,0 mm e pesará pouco mais de 140 g.
Se o lançamento se confirmar, ele terá como principal concorrente o Galaxy S25 Edge anunciado pela Samsung no início do ano, que possui apenas 5,8 mm de espessura.
E você, está na expectativa por quais das novidades especuladas para o iPhone 17? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.