8 animais com habilidades que parecem superpoderes

Quem nunca sonhou em ter superpoderes como os dos heróis dos quadrinhos, desenhos animados ou filmes? Superforça, invisibilidade, a capacidade de voar e outras habilidades extraordinárias fazem parte desses universos que nos fazem imaginar o quanto seria útil contar com esses dons no dia a dia. 

Contudo, já reparou que, na natureza, muitos animais possuem habilidades surpreendentes que se assemelham a esses poderes? Podemos dizer que esse sonho está presente na vida selvagem, onde diversas espécies usam suas capacidades únicas para sobreviver.

A seguir, listamos 8 animais cujos talentos parecem verdadeiros superpoderes.

Axolote – regeneração

Axolote (Crédito: Antonio Manfredonio/Wikimedia) e Piccolo (Crédito: Toei Animation)

Reconstruir membros do corpo não é só coisa de fantasia. O axolote, uma salamandra do México, tem uma impressionante capacidade de regeneração completa e funcional. 

Caso ele perca qualquer parte do corpo, como uma pata, a medula espinhal ou partes do coração, dos olhos ou do cérebro, ele é capaz de regenerar esses tecidos completamente, como se nunca tivessem sido perdidos. Essa habilidade lembra a do personagem Piccolo, de “Dragon Ball Z.

Além disso, assim como o fator de cura do Wolverine, o axolote cura feridas e lesões de forma eficiente, fechando cortes profundos na pele sem deixar cicatrizes. Essa capacidade rara de regeneração torna o axolote um modelo importante para estudos e pesquisas de medicina.

Camarão-louva-a-deus-palhaço – socos supersônicos

Camarão-louva-deus (Crédito: GreenSavers) e One Punch Man (Crédito: Netflix)

O fato de esse bicho ser conhecido como lagosta boxeadora tem um bom motivo. O camarão-louva-a-deus-palhaço é um crustáceo marinho da ordem Stomatopoda. Apesar de alguns o chamarem de camarão ou lagosta, ele não é exatamente nenhum dos dois.

Todavia, esse crustáceo é notório pelo seu soco espetacular. O camarão-louva-a-deus-palhaço tem um apêndice em forma de clava. Com ele, consegue dar golpes tão rápidos e fortes que são comparados a balas de arma de fogo.

O seu soco alcança velocidades de até 80 km/h, com uma aceleração que supera 10 mil vezes a força da gravidade. A força do golpe é tanta que pode quebrar conchas de moluscos e até aquários de vidro. Essa fantástica habilidade nos remete a Saitama, de “One Punch Man“, ou até aos socos supersônicos do The Flash.

Pangolim – armadura super resistente

Pangolim (Crédito: David Brossard/Flickr) e Homem de Ferro (Crédito: Marvel Studios)

Como uma mistura entre a armadura do Homem de Ferro e o corpo blindado do Colossus, o pangolim impressiona pela proteção natural que carrega. Visualmente, lembra um tatu, embora não sejam parentes próximos. Trata-se de um mamífero solitário, de hábitos noturnos, encontrado na Ásia e na África. 

O corpo do Pangolim é coberto por escamas duras, feitas de queratina compactada, que funcionam como placas sobrepostas. Além de resistentes, essas escamas são afiadas, capazes de causar cortes em quem tenta atacá-lo. 

Ao perceber perigo, ele se enrola completamente, formando uma esfera rígida que impede mordidas, garras ou qualquer tipo de agressão. Predadores desistem rápido diante dessa defesa.

Peixe-Arqueiro – tiro de água

Peixe-arqueiro (Crédito: Chumps Aquarismo Paulista) e Gavião Arqueiro (Crédito: Marvel Studios)

O arqueiro no nome denuncia: esse fantástico peixe tem a habilidade única de “atirar” jatos d’água como se estivesse disparando uma flecha. Ele é o legítimo Gavião-arqueiro das águas!

O peixe-arqueiro tem o “superpoder” de disparar um jato de água com força e precisão para derrubar insetos e pequenos animais que estão acima da superfície.

Esses jatos podem chegar a até dois ou três metros de distância. Além disso, esse tiro de água é tão rápido que atinge o alvo em cerca de 50 milissegundos.

Falcão-peregrino – super velocidade

Falcão-peregrino (Crédito: Agustín Povedano/Flickr) e Flash (Crédito: DC Animated Series)

Praticamente um The Flash alado, o falcão-peregrino é reconhecido como o animal mais veloz de todos. 

Em seus mergulhos para capturar presas, ele pode atingir velocidades superiores a 320 km/h, tornando-se o recordista absoluto entre os seres vivos. Essa rapidez supera qualquer outra criatura e impressiona até mesmo os heróis mais rápidos dos quadrinhos.

Leia mais

Água-viva imortal (Turritopsis dohrnii) – imortalidade

Água-viva imortal (Crédito: UOL) e Doctor Who (Crédito: BBC)

Se o Doutor da série Doctor Who tivesse um equivalente no reino animal, seria a água-viva imortal. Esse animal possui a habilidade de reverter seu ciclo de vida, voltando a um estágio inicial quando enfrenta perigo, doença ou envelhecimento.

Na prática, isso significa que ela pode “reiniciar” sua vida, passando de adulta para uma forma juvenil e começando tudo novamente. Esse “superpoder” se dá por meio de um processo em que transforma suas células especializadas em outros tipos, permitindo essa incrível volta atrás no tempo biológico.

Contudo, a imortalidade dessa água-viva é biológica; ela ainda pode morrer por predadores.

Poraquê – choque elétrico

Poraquê (Crédito: Kos/Wikimedia) e Super Choque (Crédito: DC Animated)

Muita gente sabe que as enguias elétricas dão choque, mas o poraquê é diferente. Embora tenha um corpo parecido, ele pertence a outra família de peixes elétricos e habita a Bacia Amazônica. 

O poraquê dispara descargas de até 600 volts com precisão para caçar e se defender. Seu choque é forte o suficiente para paralisar presas instantaneamente. Não é exagero falar que poraquê é o equivalente ao Super Choque na natureza.

Besouro-bombardeiro – jato explosivo

Besouro-bombardeiro (Crédito: Patrick Coin) e Bakugou (Crédito: Estúdio Bones)

Poucos insetos têm uma defesa tão impressionante quanto o besouro-bombardeiro. Quando ameaçado, ele dispara um jato químico quente e tóxico, acompanhado de um estalo alto, capaz de afugentar ou até matar predadores pequenos.

Esse “superataque” não é uma explosão no sentido literal. Na verdade, trata-se de uma reação química rápida entre dois compostos, hidroquinona e peróxido de hidrogênio, armazenados nas glândulas abdominais do besouro-bombardeiro

A reação gera calor e gás que impulsionam um spray quente e pulsante, que o besouro pode direcionar para se proteger, movimentando o ângulo do jato. Esse inseto é tão corrosivo quanto personagens como Bakugo, de “My Hero Academia“.

O post 8 animais com habilidades que parecem superpoderes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

5 séries parecidas com Indomável para ver no streaming

Conheça a digissexualidade, a atração sexual por robôs e IAs

Cadastro Superbet: Como Abrir Conta