O Kindle, e-reader da Amazon, é um dispositivo muito utilizado para a leitura de livros digitais e funciona como uma biblioteca virtual, armazenando diversas obras conforme a preferência do usuário. Porém, muitas pessoas já conhecem essas informações; o que nem todos sabem são os atalhos e recursos do equipamento.
Todas as funções desse aparelho podem melhorar a sua experiência ao utilizá-lo. Por isso, se você deseja aproveitá-lo ao máximo, continue a leitura e confira 8 dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa.
8 dicas para aproveitar seu Kindle ao máximo
Prints de tela, envio de documentos para o aparelho, criação de uma biblioteca infantil e muito mais. Veja quais funções você pode utilizar para explorar ao máximo o seu dispositivo.
1. Tire um print da tela
Você quer salvar uma página para ler depois? Em modelos de Kindle modernos, como o Oasis e Paperwhite, é possível tirar print da tela para guardar a página que você deseja fazer a leitura em outro momento.
Para isso, basta tocar em cantos opostos da tela de forma simultânea. Assim, ela vai piscar e o print será salvo. Você pode acessar o print conectando o seu Kindle a um computador por meio de um cabo USB. Em seguida, é só copiar o arquivo.
2. Envie documentos
Imagem: Captura de tela/ Matheus Chaves – Olhar Digital
Você pode enviar documentos para o seu Kindle e lê-los a qualquer momento. Esse processo pode ser feito de diferentes formas. A mais simples é utilizando o site Send to Kindle.
Nele, você deve fazer o login em sua conta e arrastar o arquivo para a página de upload. Dessa forma, o item será enviado automaticamente. É possível enviar documentos com até 200 MB em Word, TXT, PDFs, JPGs e outros formatos.
Outro meio de envio é a planilha de compartilhamento móvel no iOS ou no Android utilizando um aplicativo. Clique sobre o nome do sistema operacional de seu celular e confira o passo a passo.
A terceira forma de envio é utilizar a opção de Enviar para Kindle do Microsoft Word, a qual possibilita mandar arquivos em .doc e .docx por meio do Word em seu computador ou navegador. Para utilizar essa função, você precisa ter uma assinatura do Microsoft 365. O processo deve ser feito clicando em “Arquivo” > “Exportar” e Enviar documentos para o Kindle.
3. Crie uma biblioteca infantil
Possibilitar aos seus filhos a oportunidade de ler obras que podem agregar ao desenvolvimento intelectual deles, conforme a faixa etária adequada dos pequenos, é muito importante. No Kindle, você consegue criar uma biblioteca infantil.
Acesse o menu > “Configurações” > “Cadastro” > “Household” e vá em “Adicionar criança”. Então, escolha quais livros podem ser acessados pelo seu filho.
4. Ative o Controle dos Pais
Dar um Kindle para o seu pequeno é uma forma muito eficaz de incentivá-lo a ler. Porém, como todo dispositivo eletrônico, é muito importante que os pais controlem o conteúdo ao qual as crianças têm acesso. Por isso, uma função que deve ser ativada é o Controle dos Pais.
Para isso, deslize o seu dedo de cima para baixo na tela do dispositivo, toque nos três pontos e vá em “Configurações”. Então, aperte sobre “Controle dos Pais”, coloque um código PIN (senha numérica para acessar o conteúdo restrito). Feito isso, escolha os recursos que você deseja restringir no aparelho. Salve as alterações e saia do menu “Configurações”.
Leia mais:
- Aprenda como ler um livro no Kindle: guia rápido para iniciantes
- Comprou um Kindle novo? Veja como transferir seus livros
- Como adicionar arquivos em PDF ao Kindle
5. Utilize o modo noturno
Uma função muito interessante que diversos dispositivos possuem atualmente é o modo noturno, que ajuda a proteger os olhos e fazer com que a tela fique mais agradável.
Para ativá-la, deslize o dedo de cima para baixo na tela para abrir o painel Ações rápidas. Então, vá em “Modo noturno”. A função está disponível nos modelos Kindle Oasis (versão 2019), Kindle Paperwhite (versão 2021) e Kindle 11ª geração (versão 2022).
6. Compartilhe uma conta com alguém da família
Por meio da Biblioteca da Família, você pode vincular duas contas da Amazon e compartilhar os livros comprados. Em seu dispositivo, vá em “Menu” > “Configurações” > “Registro” > “Biblioteca da Família” > insira a outra conta e siga as instruções.
Fique atento: ao vincular as contas, você também permite que o método de pagamento seja usado pelo outro perfil. Então, essa função deve ser utilizada apenas com quem você tem muita confiança.
7. Troque o idioma
Imagem: Anna Svetlova/Shutterstock
Você quer ler em outro idioma para melhorar a sua fluência? Por meio do Kindle é possível personalizar o seu dicionário padrão, permitindo a leitura em francês, espanhol e outras línguas.
O passo a passo é simples: vá em “Configurações” > “Opções do dispositivo” > “Idioma e dicionários” e defina o idioma que você deseja. Também há a alternativa de baixar outras línguas para o seu dispositivo.
8. Converta documentos de forma automática
Muitos arquivos não são próprios para o Kindle. Entretanto, é possível corrigi-los. Ao enviar o e-mail, basta escrever “converter” no campo assunto. Assim, a Amazon fará a conversão automática para um formato compatível com o dispositivo, ajustando o texto à tela.
O post 8 dicas para aproveitar seu Kindle ao máximo apareceu primeiro em Olhar Digital.