A franquia Scooby-Doo é garantia de sucesso em qualquer mídia em que seja adaptada. Além das animações que dispensam comentários quando se trata de popularidade e devoção dos fãs, os filmes live-action também são lembrados como marcantes na vida de muita gente.
E há ainda os videogames: ao longo dos anos, diversos jogos baseados em Scooby-Doo foram lançados, e a seguir listamos os 8 melhores.
8 melhores jogos de Scooby Doo
Scooby-Doo: Salvando Salsicha

O jogo mobile “Scooby-Doo: Salvando Salsicha” conta com uma jogabilidade simples e visuais que remetem ao desenho animado. Na premissa, Scooby deve salvar Salsicha, que se encontra preso em uma sala com grades em cada fase. Para resgatá-lo, o cachorro precisa seguir um trajeto comendo ossos e hambúrgueres, além de se esquivar de monstros, buracos e cascas de banana.
Para isso, o jogador deve traçar o caminho com o dedo, escolhendo os itens certos e evitando as armadilhas. Ao cumprir o objetivo, Salsicha é liberto, e basta traçar com o dedo até o local para que o cachorro resgate seu melhor amigo.
Além disso, o jogo inclui minigames no estilo “Candy Crush”, em que o jogador deve formar três peças da mesma cor para ajudar Scooby a fugir dos fantasmas.
Scooby-Doo Mystery (Mega Drive)

Esta versão lançada pela Acclaim Entertainment em 1995 de “Scooby-Doo Mystery” para Mega Drive é um jogo do tipo point and click. Para quem não sabe, point and click é um estilo de jogo em que o jogador interage com o ambiente e resolve enigmas usando comandos e seleções para apontar e executar ações na tela.
No jogo, você controla Salsicha, que é seguido por Scooby em uma aventura dividida em dois cenários: um hotel e um circo.
O objetivo é resolver enigmas para progredir, desvendar o mistério e capturar o criminoso disfarçado de monstro, como nos episódios da série animada. Há comandos de ação como “usar”, “pegar”, “falar”, “olhar”, entre outros, que o jogador pode secionar em uma barra inferior.
- Plataformas: Mega Drive
Scooby-Doo Mystery (Super Nintendo)

A versão de “Scooby-Doo Mystery” para Super Nintendo, lançada pela Acclaim Entertainment em 1995, é diferente da de Mega Drive. Trata-se de um jogo de plataforma, mas que também envolve mistérios que o jogador precisa desvendar.
O jogador controla a dupla Salsicha e Scooby-Doo, e deve encarar quatro níveis cujo objetivo é encontrar pistas para solucionar os casos. As pistas estão espalhadas pelos cenários e podem ser obtidas ao cumprir tarefas ou fazendo com que Scooby as fareje. No entanto, monstros e buracos surgem como obstáculos pelo caminho.
Após reunir todas as pistas, a equipe da Mistério S/A monta uma armadilha para o monstro usando os itens coletados. Cabe a Salsicha e Scooby atrair o monstro até a armadilha.
- Plataformas: Super Nintendo.
Scooby-Doo and Scrappy-Doo

Um dos jogos do Scooby mais elogiados pela crítica é “Scooby-Doo and Scrappy-Doo”, lançado em 1991 pela Hi-Tec.
Este título não é muito famoso entre os brasileiros, até porque foi saiu apenas para computadores domésticos como Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum. Porém, seus gráficos receberam altos elogios dos especialistas.
No jogo, você controla o Scooby-Loo, que deve procurar pelos perdidos Salsicha e Scooby-Doo, em uma gameplay típica de plataforma.
- Plataformas: Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum.
Scooby-Doo and the Cyber Chase (PlayStation)

Este jogo de plataforma lançado para o PlayStation é especificamente baseado no longa-metragem animado de 2001 “Scooby-Doo e a Caçada Virtual”. No enredo, Scooby-Doo e a Mistério S/A estão presos no ciberespaço, e o jogo apresenta gráficos e ambientes em 3D.
Em algumas fases, você controla Scooby-Doo, e em outras, Salsicha, em uma jogabilidade no estilo “Crash Bandicoot“. Além de derrotar inimigos, é preciso também coletar Biscoitos Scooby.
O game também foi recebeu uma versão para Game Boy Advance.
- Plataformas: PlayStation.
Leia mais
- 8 melhores jogos de Transformers para PC, celulares e consoles
- Os 8 melhores jogos de Digimon para PC e consoles
- 10 jogos de lutas inspirados em animes para PC e consoles
Scooby-Doo! Night of 100 Frights

Com visuais em 3D, o nostálgico “Scooby-Doo! Night of 100 Frights” é um jogo de plataforma lançado para os consoles GameCube, PlayStation 2 e Xbox.
No controle de Scooby-Doo, o objetivo é encontrar os demais membros da Mistério S/A, que foram sequestrados por um vilão dentro de uma mansão mal-assombrada.
Com uma jogabilidade típica de um plataforma 3D, você corre, pula, ataca e coleta Biscoitos Scooby para abrir portões trancados.
- Plataformas: GameCube, PlayStation 2 e Xbox.
Scooby-Doo! Unmasked

Mais um jogo do Scooby para a sexta geração de consoles, “Scooby-Doo! Unmasked” é uma plataforma 3D publicada pela THQ para Xbox, PlayStation 2 e GameCube em 2005. Uma versão em 2D também saiu para Game Boy Advance e Nintendo DS.
No enredo, Scooby e sua turma investigam o desaparecimento do primo de Fred e enfrentam monstros animatrônicos feitos com uma substância chamada Mubber.
O jogador controla Scooby-Doo, que deve enfrentar inimigos, reunir ingredientes e coletar pistas para resolver o mistério principal. Além disso, Scooby pode trocar de roupa para adquirir habilidades especiais, como golpes de kung-fu, planar como um morcego ou usar um arco com ventosas.
- Plataformas: GameCube, PlayStation 2 e Xbox.
Scooby-Doo! First Frights

O jogo de plataforma 3D “Scooby-Doo! First Frights” apresenta os personagens com visuais diferentes do habitual, adotando um estilo mais cartunesco e estilizado, com corpos menores e cabeças desproporcionais.
Na gameplay, é possível jogar com todos os membros da Mistério S/A, cada um com habilidades únicas. Scooby rasteja por dutos e ataca com uma linguiça. Salsicha usa um estilingue e um ioiô para se pendurar. Velma arremessa livros e ativa máquinas.
Daphne aplica golpes acrobáticos e escala postes. Fred usa bombas de atordoamento e tem força para mover objetos. A jogabilidade combina ação e quebra-cabeças.
- Plataformas: PC, PlayStation 2, Wii e Nintendo DS.
O post 8 melhores jogos de Scooby-Doo para curtir no console ou celular apareceu primeiro em Olhar Digital.