90 golfinhos raros encalharam na Tasmânia – e precisão ser sacrificados

Um grupo de 157 golfinhos de uma espécie rara de águas profundas foi encontrado encalhado na noite de terça-feira (18) em uma ilha isolada na Tasmânia, no sul da Austrália. Até a quarta-feira (19), 90 haviam sobrevivido, mas as tentativas de devolvê-los à água não foram bem sucedidas.

O departamento de meio ambiente da ilha alertou que os golfinhos estavam ficando cada vez mais “estressados” e a decisão foi de sacrificá-los.

Golfinhos “falsas orcas” são raros e pouco estudados (Crédito: Mark Interrante via Flickr)

Golfinhos raros encalharam na Tasmânia

Dos 157 golfinhos, apenas 90 sobreviveram até o dia seguinte. No entanto, a exposição ao sol forte e ao vento os deixou estressados.

O departamento de meio ambiente da Tasmânia avaliou alternativas para salvá-los, mas não foi tão simples. A espécie rara, conhecida como “falsas orcas” (porque seus crânios são semelhantes aos das orcas), podem chegar a até seis metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada. Para piorar a situação, a praia onde eles encalharam, perto da enseada do Rio Arthur, é remota, pouco povoada e de difícil acesso.

Segundo o biólogo Kris Carlyon, guardas florestais fizeram uma tentativa de resgatar os golfinhos, mas não conseguiram devolvê-los à água. A controladora de incidentes Shelley Graham disse a repórteres que, após uma avaliação veterinária, a decisão foi sacrificar os animais. Isso deve acontecer com todos os 90.

Carlyon lembrou que sacrificar animais tão grandes não é simples. De acordo com a AFP, os guardas florestais vão atirar nos golfinhos.

Enseada do Rio Arthur (pontilhado em vermelho), local onde os golfinhos encalharam (Imagem: Google Maps/Olhar Digital/Captura de tela)

Encalhamento de golfinhos não é incomum

O Science Alert lembrou que é razoavelmente comum que golfinhos “falsas orcas” encalhem em praias da Austrália. As autoridades da Tasmânia revelaram que essa foi a primeira vez em 50 anos que eles encalharam naquela região.

Leia mais:

E quais os motivos?

  • Carlyon afirmou que, muitas vezes, os motivos não são conhecidos;
  • No entanto, os golfinhos são animais sociais e com laços fortes entre eles. Um único indivíduo desorientado a caminho da areia poderia ‘arrastar’ vários outros junto;
  • A cientista marinha Vanessa Pirotta reforçou que a razão para os encalhamentos é desconhecido, mas que, a partir do momento que isso acontece, é um relógio contra o tempo para ajudar os animais a sobreviverem;
  • Além disso, o local não é improvável: a Tasmânia se mostrou um lugar propício para encalhamentos em massa, provavelmente por causa da localização geográfica, onde é difícil de se navegar.

Segundo o Museu Australiano, pouco se sabe sobre as “falsas orcas”, apenas que elas estão “quase ameaçadas” de extinção e que a espécie frequentemente passa por encalhamentos em massa.

O post 90 golfinhos raros encalharam na Tasmânia – e precisão ser sacrificados apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Roleta Online

Hollow Knight Silksong tem código secreto que ativa modo de morte permanente! Saiba como desbloquear

Cientistas criam hidrogel que alivia dor de artrite automaticamente