Home Variedade Brasil terá streaming nacional e gratuito em breve; conheça

Brasil terá streaming nacional e gratuito em breve; conheça

by Fesouza
3 minutes read

O governo federal esclareceu que o Tela Brasil, plataforma pública e gratuita de streaming, ainda não foi oficialmente lançado. O serviço, que reunirá centenas de produções nacionais, está em fase final de testes e tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2026.

A movimentação em torno do projeto gerou confusão após informações sobre o aplicativo estar disponível para Android circularem. O Ministério da Cultura (MinC) informou, em nota, que o serviço ainda não está disponível ao público geral e que os canais institucionais farão o anúncio definitivo em breve.

Tela Brasil usa conta ‘gov.br’ para facilitar acesso ao cinema nacional

O serviço funcionará no modelo de vídeo sob demanda (VOD) e exigirá apenas o login pelo sistema gov.br para liberar o catálogo sem custos. Essa integração simplifica o uso e garante acesso unificado a conteúdos que incluem desde curtas-metragens até grandes sucessos indicados ao Oscar. Versões para Android e iOS (iPhone) estão nos planos, mas a plataforma ainda passa por ajustes técnicos.

Montagem com pôsteres dos filmes Agente Secreto e Ainda Estou Aqui, que devem integrar catálogo do streaming Tela Brasil
Entre os filmes nacionais que podem fazer parte do catálogo do streaming Tela Brasil estão “O Agente Secreto” e “Ainda Estou Aqui” (Imagem: Divulgação)

Com um investimento de R$ 4,4 milhões, o projeto é fruto de uma parceria entre o MinC e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O acervo inicial deve contar com cerca de 555 obras, selecionadas a partir de editais de licenciamento e de arquivos de instituições como a Cinemateca Brasileira e a Fundação Nacional de Artes (Funarte). Títulos de destaque recente, como Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto, são citados como exemplos do que deve aparecer na vitrine da plataforma.

Além do entretenimento, a iniciativa possui um caráter de democratização cultural. Isso porque visa alcançar brasileiros que hoje possuem acesso limitado a salas de cinema ou serviços pagos. A proposta busca valorizar a diversidade regional e identitária, utilizando o streaming como ferramenta de formação de público e preservação da memória audiovisual do país. Ao ocupar esse espaço digital, o governo tenta transformar o atual prestígio internacional do cinema brasileiro em consumo efetivo dentro de casa.

(Essa matéria também usou informações de Agência Brasil e CNN Brasil.)

O post Brasil terá streaming nacional e gratuito em breve; conheça apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment