O NVIDIA Reflex é uma tecnologia exclusiva das placas GeForce que faz com que os jogos fiquem com um tempo de resposta mais rápido. Ou seja, o intervalo entre, por exemplo, o clicar do botão de um mouse e a resposta dele dentro do game, fica ainda mais curto, o que é ideal para quem busca ainda mais realismo nas partidas.
- Saiba também: Como mudar a resolução de um aplicativo no Android?
Entretanto, para que o recurso funcione corretamente, é preciso que o seu PC esteja dentro dos requisitos mínimos exigidos, com uma placa de vídeo da NVIDIA compatível com a tecnologia, entre outras exigências. Além é claro da necessidade de habilitar o Reflex dentro dos seus games.
E hoje o TecMundo te ajuda e ensina como ativar o NVIDIA Reflex nos jogos. Confira!
O que é NVIDIA Reflex?
Como dito anteriormente, a NVIDIA Reflex é uma tecnologia que reduz a latência de entrada (o “input lag”) em jogos, principalmente os competitivos. Para isso, ela age otimizando a comunicação entre a placa de vídeo, o processador e os periféricos, resultando em respostas mais rápidas e precisas.
Embora para usuários comuns muitas das vezes o efeito não seja tão perceptível, em campeonatos de e-sports, ou partidas competitivas, ele é fundamental para que o jogador tenha o máximo de desempenho nos jogos.
Além disso, há também o recurso NVIDIA Reflex + Boost, que ajuda a manter a GPU sempre em alto desempenho, sendo ideal para evitar quedas bruscas de quadros por segundo durante momentos críticos do game, ou seja, mantendo o desempenho estável o máximo possível.

O que é preciso para reproduzir o NVIDIA Reflex no meu PC?
Para ativar o NVIDIA Reflex dentro de um jogo, você precisa garantir que seu PC atende aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 900, GTX 10xx, RTX 20xx, 30xx ou superior;
- Utilizar a versão mais recente dos drivers da placa NVIDIA (disponível pelo app GeForce Experience);
- Estar com o Windows 10 ou Windows 11 atualizado;
- Ter um monitor com taxa de atualização alta, no mínimo 120hz.
Como ativar o NVIDIA Reflex no meu PC?
Antes de tudo, é preciso dizer que o processo de ativação varia de jogo para jogo. Além disso, embora o leque de compatibilidade seja enorme, ainda, sim, há muitos games que não possuem suporte para a tecnologia NVIDIA Reflex. Para isso, você pode consultar o site oficial da NVIDIA ou da fabricante do jogo, para saber se ele é compatível com a tecnologia.
Uma vez compatível, primeiro é preciso que tanto o jogo como o drive da sua placa NVIDIA estejam atualizados. Para isso, você pode usar o app GeForce Experience, que por sua vez alerta toda vez que há uma nova atualização disponível para a sua GPU. Além disso, o próprio permite que você observe e configure o jogo antes de iniciá-lo, podendo assim ativar ou desativar todas as tecnologias disponíveis, entre elas a NVIDIA Reflex.

Por fim, em alguns jogos, também é possível ativar e desativar a opção nas “Configurações Gráficas”, sendo que esta nomenclatura pode mudar de game para game. Uma vez lá, você terá três opções por padrão, são ela:
- Desativado: o Reflex ficará desligado;
- Ativado (On): o Reflex será habilitado para reduzir a latência;
- Ativado + Boost (On + Boost): além de ativar o Reflex, sua GPU funcionará em alta frequência mesmo em cenários com baixa qualidade visual, o que é ideal para manter a estabilidade.
É importante frisar que o nome dessas opções também pode variar dependendo do jogo que está sendo reproduzido.
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Aproveite para ler também sobre como desconectar da sua conta Microsoft de outros dispositivos?. Até a próxima!
