Home Variedade Árvore ‘zumbi’ pode desaparecer em breve, mas ainda há esperança

Árvore ‘zumbi’ pode desaparecer em breve, mas ainda há esperança

by Fesouza
3 minutes read

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, deram o nome de Rhodamnia zombi a uma espécie de árvore que está em risco de extinção. A planta recebeu o apelido de “zumbi” porque, embora continue viva, ela não consegue mais crescer ou se reproduzir. Isso por conta do ataque de um fungo chamado Austropuccinia psidii, que causa ferrugem-das-mirtáceas.

Essa árvore é uma das 17 espécies australianas que podem desaparecer da natureza em apenas uma geração se nada for feito. O fungo ataca os brotos da planta, impedindo que ela produza flores e sementes. Isso a transforma numa espécie de “morto-vivo” nas florestas.

Cientistas tentam técnica de resgate para criar plantas resistentes e salvar a espécie

Para evitar a extinção, pesquisadores têm coletado partes saudáveis (estacas) dessas árvores na mata e levado para viveiros protegidos, como o Barung Landcare. Nesses locais, as plantas recebem cuidados especiais e fungicidas para impedir que o fungo as ataque. O plano é fazer com que essas mudas cresçam até conseguirem produzir sementes num ambiente seguro.

Mudas de árvore da espécie Rhodamnia zombi
Pesquisadores têm coletado partes saudáveis das árvores “zumbis” na mata e levado para viveiros protegidos numa tentativa de evitar a extinção da espécie (Imagem: Milo Bateman/Universidade de Queensland)

A grande esperança dos botânicos é que, no DNA da espécie, exista algum tipo de “interruptor genético” que possa ser ativado. Eles acreditam que, ao cultivar um grande número de plantas, as próximas gerações possam apresentar uma resistência natural ao fungo. Se isso acontecer, será possível criar uma população forte o suficiente para ser devolvida às florestas.

O fungo que causa o problema veio da América do Sul e se espalhou pelo mundo por meio do vento e do comércio de plantas. Na Austrália, onde chegou em 2010, ele encontrou espécies que não sabiam como se defender. Assim, causou estragos em matas nativas e plantações. Desde 2020, cerca de 10% das árvores conhecidas como R. zombi já morreram.

Embora o projeto seja considerado difícil e ambicioso, os cientistas afirmam que técnicas parecidas já funcionaram com outras plantas que pareciam condenadas. Atualmente, o futuro da Rhodamnia zombi depende do sucesso das mudas criadas em laboratórios e viveiros. Sem essa ajuda humana, as árvores dessa espécie restantes na natureza não terão chance de sobreviver.

(Essa matéria usou informações da Universidade de Queensland.)

O post Árvore ‘zumbi’ pode desaparecer em breve, mas ainda há esperança apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment