A empresa de transporte por aplicativo Uber anunciou nesta segunda-feira (26) a expansão de uma modalidade de serviço pelo país. Duas novas cidades, Brasília e Curitiba, agora podem optar pelo Uber Electric.
Essa categoria é composta por veículos 100% elétricos capazes de transportar passageiros. O diferencial é justamente o uso de automóveis modernos e com emissão zero de poluentes.
Por enquanto, só “áreas delimitadas” das duas capitais terão suporte para o uso desses carros, mas a empresa promete expandir a disponibilidade “com o aumento da adesão de motoristas com veículos compatíveis“.
O principal objetivo da companhia é alcançar 100% de mobilidade com zero emissões em todo o mundo até 2040. A rival 99 também já possui uma categoria similar para esse tipo de automóvel em algumas localidades brasileiras.
Como funciona o Uber Electric?
Para pedir uma viagem da categoria Electric, basta abrir o aplicativo da Uber, inserir o destino e selecionar a categoria entre as opções.
Todo o resto do processo de localizar o motorista é o mesmo dos demais tipos de corrida, incluindo os mecanismos de segurança já estabelecidos pela plataforma e os métodos de pagamento cadastrados.

O preço da corrida é variado e depende também de qual veículo é utilizado, mas tende a ser menor que a categoria Black, por exemplo. Por enquanto, não há informações sobre novas expansões da modalidade para outras regiões do país.
A Uber Electric chegou pela primeira vez ao Brasil em São Paulo a partir de 2024. No ano seguinte, a categoria também expandiu para o Rio de Janeiro. A categoria substituiu o Uber Green, para confirmar qual é o tipo de veículo priorizado pela empresa a partir de agora.
Recentemente, a companhia investiu alto em robotáxis autônomos e planeja lançar o serviço ainda neste ano em algumas localidades, dependendo ainda de aprovações regulatórias. Ela ainda lançou um recurso de identificação de usuários que fazem utilização de cão-guia durante as viagens.
Antes conhecido como um polo de veículos elétricos, a Europa reduziu os esforços nesse setor. Saiba mais sobre essa mudança de mercado nesta matéria.
