Home Variedade Ciclone e frente fria aumentam risco de temporais e deslizamentos no Brasil

Ciclone e frente fria aumentam risco de temporais e deslizamentos no Brasil

by Fesouza
3 minutes read

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso sobre a formação de um ciclone no litoral do Sudeste a partir desta sexta-feira (30). O fenômeno deve causar chuvas muito fortes, com volumes que podem passar dos 100 mm. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais devem ser os mais afetados.

Essa mudança no tempo ocorre junto à chegada de uma frente fria, que começa a trazer temporais para o Sul do país já nesta quinta-feira (29). O encontro desses sistemas aumenta o risco de tempestades, raios e queda de granizo em cinco estados até o sábado (31).

Ciclone e frente fria devem trazer chuvas fortes e risco de granizo

A formação desse ciclone perto da costa deve concentrar muita água na região da Serra da Mantiqueira, onde a chuva pode superar os 100 mm, e no litoral paulista, com previsão de mais de 60 mm. Na cidade de São Paulo (SP), o fenômeno pode causar tempestades com granizo na sexta, atingindo também cidades do Triângulo Mineiro. O Inmet alerta que chuvas acima de 100 mm por dia representam um “grande perigo” por causa do alto risco de enchentes e deslizamentos de terra.

Antes do ciclone se firmar, uma frente fria passa pelo Paraná e Santa Catarina, na quinta. Ela deve afetar áreas como a Grande Curitiba, o Vale do Itajaí e a serra catarinense. Nesses locais, a chuva também pode chegar aos 100 mm em apenas um dia, acompanhada de ventos fortes e raios. No sábado, o mau tempo se desloca e as chuvas mais pesadas se concentram entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro.

A previsão do tempo também mostra que o ciclone deve agir até o início da semana que vem, criando um caminho de umidade entre Espírito Santo ao Mato Grosso. Em São Paulo, esse alerta preocupa porque o estado já registrou 13 mortes causadas por chuvas desde dezembro de 2025. Por isso, órgãos de meteorologia pedem atenção redobrada, especialmente em lugares que costumam ter alagamentos, para evitar acidentes, transtornos e fatalidades nas cidades.

(Essa matéria usou informações de Agência Brasil e Canal Rural.)

O post Ciclone e frente fria aumentam risco de temporais e deslizamentos no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment