A Apple ainda nem lançou o primeiro smartphone dobrável da companhia, mas já planeja variantes dessa categoria. A informação é do colunista Mark Gurman, da Bloomberg, que costuma ter fontes próximas à marca.
De acordo com ele, a Apple já “está explorando” quais serão os próximos aparelhos dessa categoria e o favorito é um modelo flip, ou seja, um celular menor e que se fecha no formato de concha. Ele teria o mesmo formato de modelos como a linha Razr da Motorola e o Galaxy Z Flip 7 da Samsung, com um corpo quadrado e o tamanho tradicional de um smartphone ao ser aberto.
Gurman diz que o produto por enquanto só está em fase de desenvolvimento e planejamento nos laboratórios da empresa e pode nem se converter em um aparelho comercializado no fim das contas. Isso depende de fatores como a aprovação do próprio modelo — sendo que o primeiro dobrável dela passou anos com problemas técnicos e de design — e também do sucesso comercial dessa estreia.
“A Apple está apostando que o primeiro iPhone dobrável vai ser bem sucedido o suficiente para gerar demanda real para a categoria e fazer com que os clientes queiram formas e tamanhos adicionais, assim como eles já têm com os iPhones tradicionais”, analisa o colunista.
Para além de um “iPhone Flip”, uma versão dobrável em formato de livro de maiores dimensões também estaria nos planos futuros da marca. Até agora, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e não costuma se manifestar sobre rumores.
iPhone dobrável vem aí
A primeira versão dobrável do iPhone deve mesmo ser apresentada ao longo de 2026, depois de muitos rumores e atrasos. Porém, até agora, são poucas as informações vazadas a respeito do dispositivo.
- Chamado não oficialmente de iPhone Fold, o celular deve ter uma tela interna de 7,7 polegadas quando aberto e um painel externo de 5,3 polegadas — ou seja, menor que um smartphone convencional e os rivais da categoria;
- A Apple estaria trabalhando ainda para colocar a maior bateria da história da empresa nesse modelo, superando até a duração do iPhone 17 Pro Max;
- O lançamento do aparelho deve integrar o provável novo calendário de lançamentos da marca, que vai deixar o iPhone 18 convencional para 2027. A expectativa é de que o dobrável seja apresentado junto das variantes Pro, possivelmente no segundo semestre;
- Por questões de estoque e produção, as vendas seriam limitadas em 2026, mas devem se expandir no ano seguinte.
O que achamos do Samsung Galaxy Z Flip 7? Confira o review completo do TecMundo!
