A NASA realiza na noite desta segunda-feira o “ensaio geral molhado” missão Artemis 2, que simula procedimentos completos de abastecimento do foguete Space Launch System (SLS). O teste deve ser concluído por volta das 23h (horário de Brasília), mas já apresentou problemas em suas etapas iniciais.
Os controladores da missão tiveram que interromper duas vezes o fluxo de hidrogênio líquido para o estágio central do foguete devido a vazamentos detectados.
As equipes técnicas conseguiram identificar e resolver os problemas em um tempo relativamente curto, retomando o abastecimento com sucesso e completando o carregamento dos tanques.
O problema, entretanto, coloca dúvidas no cronograma da missão antes mesmo do teste ser concluído. A janela de lançamento da Artemis 2 começa já no dia 8, mas o prazo é bem aperto e tudo precisa ocorrer conforme o esperado que a missão consiga aproveitar a primeira oportunidade disponível (lembrando que os dias 6 e 7 já foram descartados).

Cronograma é curto e frio dificulta a situação
Nos últimos dias, engenheiros e gerentes de voo acompanharam de perto as condições meteorológicas no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A região enfrenta temperaturas mais baixas que o normal, ventos fortes e influência de uma rara massa de ar frio de origem ártica, o que exige cuidados extras com os equipamentos.
Caso não seja possível lançar o foguete na primeira janela (entre 8 e 11 de fevereiro), existem dias adicionais em março e abril para o voo, tudo isso para que a segurança seja a prioridade no lançamento.
Leia mais:
- Missão Artemis 2 vai levar objetos de valor sentimental na viagem à Lua
- Astronauta da missão lunar Artemis 2 descobriu cratera rara na Terra
- Artemis 2: missão vai transmitir vídeos de alta definição da Lua via laser
Enquanto isso, a tripulação da missão Artemis 2 segue em quarentena em Houston, no Texas. A NASA avalia o momento adequado para o deslocamento dos astronautas até a Flórida, respeitando protocolos de saúde e segurança.

Artemis 2, entenda a missão
A missão Artemis 2 será o primeiro voo tripulado do novo programa de exploração lunar da NASA, um passo essencial para levar astronautas de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde 1972 – algo previsto para acontecer futuramente, com a Artemis 3.
Composta por quatro membros, a tripulação da Artemis 2 vai sobrevoar a Lua a bordo da cápsula Orion, com o objetivo de testar sistemas e garantir que toda a infraestrutura humana e tecnológica esteja pronta para as próximas fases do programa. Integram a Artemis 2 os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (todos da NASA) e Jeremy Hansen (da Agência Espacial Canadense). Saiba mais sobre eles aqui.
O post Vazamento em teste final da Artemis 2 pode atrasar o lançamento? apareceu primeiro em Olhar Digital.
