Para a maioria das pessoas, estalar ossos e articulações é extremamente prazeroso. Contudo, este ato não está à prova de problemas e, dependendo de qual região você estala, consequências graves podem acometer o corpo. Na região do pescoço, algumas pessoas têm a infelicidade de estalar o local da forma errada e ganhar um AVC de presente. Mas não se desespere, esta é uma situação rara e vamos explicá-la melhor a você nos parágrafos seguintes.
Como estalar o pescoço pode ocasionar um AVC?
O que é um AVC e quais os seus diferentes tipos?

A primeira coisa que você precisa entender é que a sigla AVC significa Acidente Vascular Cerebral. Essa condição de saúde também é chamada de Derrame Cerebral.
Independentemente do nome, esses acidentes envolvem problemas com o sangue. Na escola, aprendemos que as hemácias (células sanguíneas) têm muitas responsabilidades dentro do nosso corpo, como é o caso do transporte de substâncias. São elas, dentro das veias e artérias, que levam o Oxigênio (gás essencial para nossa sobrevivência) para todos os lugares em nosso corpo.
No AVC Isquêmico, uma artéria é bloqueada; desta forma, a transmissão de sangue e Oxigênio é comprometida. Sem os dois, os tecidos do cérebro entram em colapso e, eventualmente, morrem.
Já no AVC Hemorrágico, o que ocorre é o contrário: uma artéria se rompe e derrama seu conteúdo (ou seja, causa uma hemorragia) de forma desordenada.
Em ambos os casos, os órgãos e tecidos sofrem pela falta de sangue, Oxigênio, e outras substâncias, o que causa problemas seríssimos ao cérebro.
As causas para cada tipo de AVC são inúmeras e envolvem problemas dentro da árteria, como:
- Trombose;
- Embolia;
- Dissecção arterial;
- Placas de gordura;
- Alta pressão intracraniana
- Tumores;
- Abuso de anticoagulantes;
- Uso excessivo de drogas recreativas (como cocaína e anfetaminas), etc.
Leia mais:
- 8 hábitos que podem diminuir as chances de um AVC, segundo a ciência
- Por que o seu joelho estala? Entenda o comportamento do corpo humano
- Cérebro em risco: os hábitos que aproximam o AVC da juventude
Causas incomuns para o AVC Isquêmico: estalar o pescoço, torções bruscas, espirros violentos

No tópico passado, você viu que o AVC Isquêmico ocorre quando o fluxo sanguíneo de uma artéria é bloqueada, como quando um tufo de cabelo entope o cano da sua pia. As causas mais comuns para um problema como esse tem a ver com maus hábitos de saúde, como dietas ricas em gorduras ruins e uso abusivo de drogas.
Apesar disso, esse quadro de saúde tem causas incomuns. Aliás, elas não são apenas incomuns, são bem raras. Mas podem, sim, acontecer com qualquer pessoa. Eventos inesperados como:
- Estalar o pescoço (de forma errada ou em excesso);
- Espirros violentos;
- Torções bruscas;
- Quedas; e
- Acidentes.
Mas por que isso acontece? No caso dos espirros muito violentos ou de estalar o pescoço, um fenômeno muito desconfortável ocorre, chamado Dissecção Arterial. Isso pode ser resumido como uma ruptura pequena dentro da parede interna de uma artéria.
Quando isso ocorre, a fissura é percorrida por sangue a fim de criar um hematoma interno para “sarar” a ferida. Para o corpo, isso é muito importante para prevenir uma hemorragia.
Contudo, a artéria tem um tamanho limitado para oferecer um transporte coerente de sangue. Então, quando o hematoma aparece ali, isso estreita a região interna da artéria e impede que o fluxo correto de sangue seja transmitido. E com esse bloqueio, há chances de causar um AVC Isquêmico.
Então, embora a situação seja rara, é bom evitar estalar o pescoço. Nesta matéria, explicamos os sintomas clássicos do AVC.
O post Estalar o pescoço pode causar um AVC? apareceu primeiro em Olhar Digital.
