Home Variedade IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney

IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney

by Fesouza
5 minutes read

O Google passou a bloquear comandos relacionados a personagens da Disney em algumas de suas ferramentas de inteligência artificial após uma notificação legal enviada pela empresa de entretenimento. A mudança foi identificada cerca de dois meses depois de a Disney ter encaminhado uma notificação extrajudicial ao Google, questionando o uso de sua propriedade intelectual por produtos de IA da companhia. As informações são do Deadline.

A Disney reclamou, em dezembro, que as ferramentas de IA do Google estariam funcionando como uma espécie de “máquina de vendas virtual” de conteúdos protegidos pela empresa. O documento foi direcionado aos produtos de inteligência artificial do Google, sem detalhar publicamente quais medidas seriam esperadas como resposta.

O logotipo da IA ​​do Google é exibido em um smartphone com o Gemini IA, que é uma das funções do Google, ao fundo, como mostra esta foto ilustrativa
Modelos de IA do Google agora bloqueiam prompts que pedem geração de imagens com propriedades intelectuais da Disney (Imagem: JRdes / Shutterstock.com)

A reação do Google começou a ser percebida no início de fevereiro, quando testes feitos pelo Deadline indicaram que prompts envolvendo personagens da Disney deixaram de ser aceitos pelas ferramentas da empresa. Anteriormente, era possível criar imagens com personagens da Disney livremente. Em dezembro, a Disney fechou acordo com a OpenAI para permitir o uso de seus personagens no Sora.

Ferramentas do Google passaram a negar pedidos com personagens da Disney

De acordo com o Deadline, ferramentas como Gemini e Nano Banana agora recusam comandos que mencionam personagens pertencentes à Disney. Em janeiro, o próprio site havia testado solicitações envolvendo figuras como Yoda, Homem de Ferro, Elsa, de Frozen, e Ursinho Pooh, que resultaram na geração de imagens consideradas de alta qualidade.

IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney
Personagens da Disney, com a Elsa de Frozen, apareceram em gerações de alta qualidade pelos modelos de IA do Google (Imagem: Disney / Divulgação)

Esses mesmos comandos, repetidos semanas depois, passaram a ser bloqueados. A mensagem exibida pelos sistemas de IA do Google afirma: “Não posso gerar a imagem solicitada neste momento devido a preocupações de provedores de conteúdo de terceiros. Por favor, edite seu prompt e tente novamente.”

Além dos testes conduzidos pela redação do Deadline, duas outras fontes baseadas nos Estados Unidos relataram ao site que também não conseguiram gerar imagens a partir de textos que faziam referência a personagens da Disney. Segundo essas fontes, os bloqueios ocorreram de forma consistente ao tentar usar ferramentas de IA do Google.

Leia mais:

Google e Disney não comentaram o caso

Procuradas pelo Deadline, Google e Disney não se manifestaram sobre o bloqueio de comandos nem sobre os termos da carta enviada em dezembro. Também não foram divulgados detalhes adicionais sobre possíveis negociações, acordos ou ajustes técnicos realizados após a notificação legal.

O episódio indica uma mudança prática no funcionamento das ferramentas de IA do Google quando o conteúdo envolve personagens controlados pela Disney. Até o momento, não há informações públicas sobre se a restrição vale apenas para geração de imagens ou se pode afetar outros tipos de resposta produzidas pelos modelos de inteligência artificial da empresa.

O post IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment