Home Variedade Overwatch perde loot boxes no Brasil após aprovação da Lei Felca

Overwatch perde loot boxes no Brasil após aprovação da Lei Felca

by Fesouza
4 minutes read

A Blizzard lançou nesta semana uma grande atualização para Overwatch que revitalizou o game com novos heróis e mecânicas renovadas, mas acabou tirando um recurso do jogo no Brasil. A partir de agora, o título oficialmente não conta mais com loot boxes no país.

De acordo com a loja oficial da Blizzard, as caixas de recompensa não fazem mais parte do passe de batalha premium de Overwatch no Brasil, assim como na Bélgica. O motivo para a retirada dos itens não foi explicado pela desenvolvedora, mas pode estar ligado com a “Lei Felca”, aprovada no ano passado.

As loot boxes retornaram para Overwatch no ano passado, com o chefe do game alegando que o jogo estava pouco recompensador. O Voxel entrou em contato com a Blizzard para saber detalhes sobre a retirada das loot boxes do game. A matéria será atualizada com o posicionamento da empresa futuramente.

Por que as loot boxes foram retiradas de Overwatch?

Na loja oficial de Overwatch, a Blizzard apenas diz que “caixas de Itens não estão inclusas em compras feitas na Bélgica e no Brasil”, sem dar muitos detalhes sobre o assunto. A empresa apenas retirou as loot boxes do game no país, sem trazer benefícios extras ou compensações dentro do passe de batalha, que custa a partir de 1000 moedas, o que equivale a R$ 46.

Overwatch perde loot boxes no Brasil após aprovação da Lei Felca

Apesar da falta de explicações, o fim das loot boxes pode ter ligação com o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025). O projeto é popularmente chamado de “Lei Felca”, após um vídeo sobre “adultização” do criador de conteúdo viralizar e impulsionar a aprovação do projeto.

Além de trazer diretrizes envolvendo a segurança de crianças online, a lei também inclui mudanças no mercado de games. De acordo com o estatuto, jogos com loot boxes não podem ser comercializados para menores de 18 anos no Brasil – caso o título tenha caixas de recompensa, sua classificação é alterada para adultos.

Sancionada no ano passado, a lei começa a entrar em vigor em março. Ou seja, a mudança em Overwatch claramente visa adequar o game aos novos padrões da lei brasileira.

Mais jogos vão perder loot boxes no Brasil?

As loot boxes são um mecanismo de monetização de games em que o jogador compra uma caixa de recompensa e recebe um item variado, sem saber o prêmio final. De acordo com o senador Flávio Arns (PSB-PR), relator do projeto de lei que deu origem ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, a mecânica se assemelha a jogos de azar. 

LOOT-BOXES-RETORNAM-AO-OVERWATCH.jpg

Como a “Lei Felca” entra em vigor no mês que vem, a expectativa é que mais jogos comecem a se adequar para evitar multas, fazendo alterações em seus sistemas de caixas de recompensas. No entanto, a abordagem de como fazer isso dependerá de cada desenvolvedora.

Segundo o advogado Anderson do Patrocínio, mestre na linha de pesquisa de Comunicação, Política e Tecnologia pela UFABC e membro do podcast Regras do Jogo, os gamers não podem esquecer que jogos também são um produto e precisam seguir as leis. “Se uma montadora de carros vem pro Brasil ela precisa se adequar às exigências legais daqui”, exemplifica.

Retirar as loot boxes de Overwatch parece uma medida drástica, mas outras empresas podem seguir caminhos diferentes. “Se o negócio girar em torno disso, certamente fica inviável [retirar as loot boxes]”, explica Patrocínio.

Com a legislação entrando em vigor em março, a expectativa é que mais novidades sobre as adequações dos games para a legislação cheguem nas próximas semanas. E aí, o que você achou da ação da Blizzard? Comente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!

You may also like

Leave a Comment