Nesta sexta-feira (13), a SpaceX enviou com sucesso mais um grupo de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).
O foguete Falcon 9 decolou às 7h17 (horário de Brasília) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, lançando a cápsula Crew Dragon Freedom e marcando o início da missão Crew-12 – o 12º voo tripulado da SpaceX sob contrato com a NASA
Originalmente programado para acontecer na quarta-feira (11), mas impedido por questões climáticas, o lançamento ocorreu sem intercorrências, com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital.
Leia mais:
- Como é viver na Estação Espacial Internacional?
- Fim da cidade em Marte? Prioridade da SpaceX agora é a Lua
- Satélites de defesa e lançamentos privados: setor espacial prevê bilhões em investimentos em 2026
Chegada dos astronautas à ISS é prevista para sábado
A separação dos estágios se deu às 7h23, com o primeiro retornando à Terra para um pouso planejado em uma nova plataforma de pouso de Cabo Canaveral cerca de oito minutos após a decolagem.
Falcon 9 has landed, completing our first landing at LZ-40! pic.twitter.com/PZXeOYdbaN
— SpaceX (@SpaceX) February 13, 2026
O estágio superior atingiu o ponto alvo e liberou a cápsula Dragon, levando os astronautas da Crew-12 para a órbita planejada. A cápsula então passou a flutuar livremente, iniciando sua viagem de cerca de 35 horas de forma autônoma até a ISS.
“Acontece que sexta-feira 13 é um dia de muita sorte”, brincaram os controladores de voo à tripulação. “Obrigada, equipe. Foi uma jornada e tanto. Deixamos a Terra, mas a Terra não nos deixou”, afirmou a comandante da Crew-12, Jessica Meir.
Além dela, também integram o time o piloto Jack Hathaway, da NASA, a astronauta Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia (ESA), e o cosmonauta Andrey Fedyaev, a Rússia. Para Adenot e Hathaway, este é o primeiro voo espacial. Já Meir e Fedyaev realizam sua segunda viagem ao espaço. Saiba mais sobre eles aqui.

Se tudo correr dentro do planejado, a cápsula deverá se acoplar à ISS neste sábado (14), por volta das 17h15. A chegada marcará o retorno da estação à sua configuração habitual de sete tripulantes.
SpaceX estende permanência da missão Crew-12 na estação
Desde meados de janeiro, o laboratório orbital vinha operando com equipe reduzida, composta pelo astronauta da NASA Chris Williams e pelos cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, após o retorno antecipado da missão Crew-11, que foi encurtada por causa de um problema médico não detalhado. Com menos profissionais a bordo, a chegada da Crew-12 é considerada importante para manter o ritmo das pesquisas científicas e da manutenção da ISS.
Em razão disso, os quatro integrantes da Crew-12 devem permanecer na estação por cerca de nove meses (período superior ao rodízio tradicional de aproximadamente seis meses). Durante esse tempo, eles participarão de experimentos científicos, testes de tecnologia e atividades de manutenção que garantem o funcionamento contínuo da ISS.
O post SpaceX lança quatro astronautas à estação espacial com a missão Crew-12 apareceu primeiro em Olhar Digital.
