A OpenAI atualizou sua política de privacidade para detalhar melhor como coleta, usa e compartilha dados dos usuários. Entre as mudanças, a mais chamativa é uma funcionalidade que permite sincronizar contatos do celular para descobrir quem mais usa os serviços da empresa, incluindo o ChatGPT.
Como funciona a sincronia de contatos
A nova função é opcional. Quando ativada, ela converte os números de telefone dos seus contatos em um formato codificado (chamado de hash) e verifica se algum deles corresponde a contas existentes na OpenAI. Se houver correspondência, o sistema sugere que você se conecte com essas pessoas. Caso você decida seguir alguém, essa pessoa recebe uma notificação com a opção de seguir de volta.
No entanto, mesmo que você não ative a sincronização, se alguém que tem seu número salvo no telefone decidir sincronizar os contatos, a OpenAI vai processar seu número de qualquer forma. A empresa afirma que armazena apenas os números em formato codificado, sem guardar nomes ou e-mails da agenda.
As listas de contatos são deletadas logo após o processo de correspondência. Os números codificados, no entanto, ficam armazenados nos servidores da OpenAI para permitir sugestões de conexão futuras, caso alguém crie uma conta usando o mesmo número posteriormente.
Por que uma função social no ChatGPT?
A sincronia de contatos pode ser o primeiro passo para algo maior. Desde abril de 2024, há relatos de que a OpenAI está desenvolvendo uma rede social. Até agora, pouca coisa foi vista além do aplicativo Sora, de geração de vídeos, que funciona fora do ChatGPT.
A funcionalidade também pode facilitar a criação de chats em grupo — o ChatGPT já permite que até 20 pessoas conversem e pesquisem juntas usando o chatbot. Com a sincronia de contatos, fica mais fácil convidar amigos para essas conversas.
Anúncios chegam ao ChatGPT
Outra mudança importante é que os anúncios vão aparecer nos planos gratuitos e Go do ChatGPT. Usuários dos planos Plus, Pro, Enterprise, Business e Education não verão propagandas.
A OpenAI garante que os anúncios não influenciam as respostas do chatbot. Eles são personalizados com base em informações que permanecem apenas no ChatGPT, como anúncios com os quais você interagiu ou contexto das suas conversas. Segundo a empresa, dados pessoais e conversas não são compartilhados com anunciantes — eles recebem apenas estatísticas gerais, como total de visualizações ou cliques.
Usuários do plano gratuito podem desativar os anúncios, mas isso reduz o limite de mensagens permitidas.
Outras atualizações
A OpenAI também esclareceu como usa predição de idade para oferecer experiências mais seguras e adequadas para adolescentes, que inclui pedir fotos e documentos para provar a idade das crianças.
A empresa afirma que ao identificar menores de 18 anos, algumas medidas de segurança extra são adicionadas, incluindo a exclusão de anúncios, conteúdos de violência gráfica, desafios virais que atentam contra a segurança, “faz de conta” sexual, romântico ou violento, e conteúdos que promovam padrões de beleza extremos, dietas nocivas ou depreciativas.
Todas as preferências de dados podem ser revisadas e gerenciadas nas configurações da conta a qualquer momento.
Acompanhe o TecMundo nas redes sociais. Para mais notícias de segurança e tecnologia, inscreva-se em nossa newsletter e canal do YouTube.
