Home Variedade Microsoft confirmou: falha no pacote Office vazou e-mails de usuários

Microsoft confirmou: falha no pacote Office vazou e-mails de usuários

by Fesouza
2 minutes read

A Microsoft confirmou a existência de uma falha que permitiu que o Copilot, sua ferramenta de inteligência artificial integrada ao Microsoft 365 (antigo pacote Office), acessasse e resumisse e-mails confidenciais de clientes sem autorização.

O problema, identificado internamente pelo código CW1226324, fazia com que mensagens marcadas com rótulos de confidencialidade (tanto em rascunho quanto já enviadas) fossem processadas de forma incorreta pelo chat do Microsoft 365 Copilot. Segundo o site Bleeping Computer, o erro persistiu por semanas, desde janeiro.

O bug afetava clientes que haviam configurado políticas de prevenção contra perda de dados (DLP, na sigla em inglês) justamente para impedir que informações sensíveis fossem absorvidas pelo modelo de linguagem da empresa. Mesmo com essas restrições ativas, o Copilot Chat conseguia ler e gerar resumos do conteúdo dos e-mails protegidos.

Foto de tela de computador que carrega Windows Update
Microsoft está trabalhando em uma correção (Imagem: Nwz/Shutterstock)

Microsoft está corrigindo o erro

A Microsoft afirmou que começou a implementar uma correção no início de fevereiro. A empresa não informou quantos clientes podem ter sido impactados pela falha e não comentou publicamente detalhes adicionais sobre o alcance do problema.

O episódio ocorre em um momento de crescente preocupação com a segurança de dados em ferramentas baseadas em inteligência artificial.

Nesta semana, o departamento de tecnologia da informação do Parlamento Europeu comunicou aos parlamentares que bloqueou recursos de IA integrados aos dispositivos institucionais, citando receios de que sistemas desse tipo possam enviar correspondências potencialmente confidenciais para a nuvem. O Olhar Digital deu os detalhes aqui.

O post Microsoft confirmou: falha no pacote Office vazou e-mails de usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment