O Baidu, conhecido como “Google da China”, informou que obteve licença para que seus robotaxis autônomos funcionem sem a necessidade de um motorista de segurança, fazendo com que a única pessoa no carro seja o passageiro.
O serviço de robotaxi recebeu a aprovação em abril deste ano para funcionar em Pequim, na China, com a obrigatoriedade da presença de um motorista de segurança no veículo para qualquer eventualidade.
Leia também!
Aptera revela primeiras imagens do protótipo Gamma do triciclo elétrico solarVeículo quer ir a mais de 1.300 km/h para bater recorde de velocidade terrestreTesla é acusada de propaganda enganosa sobre Autopilot e Full Self-Driving
A autorização para retirar os motoristas do carro surge com uma série de exigências, como, por exemplo, os veículos Apollo Go sem motorista vão transportar passageiros pagantes em zonas designadas em Wuhan e Chongqing apenas durante o dia.
“As áreas de serviço cobrem 13 quilômetros quadrados na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Wuhan (WHDZ) e 30 quilômetros quadrados no distrito de Yongchuan de Chongqing. O WHDZ foi reformulado no último ano para oferecer suporte a testes e operações de AV”, informou a empresa.
O Baidu relatou que os seus robotaxis possuem diversos equipamentos para evitar qualquer tipo de acidente. Entre os principais recursos, é possível citar a capacidade de condução remota e um sistema de operação de segurança.
Imagem: Baidu/Divulgação
O conceito de carros completamente autônomos do Baidu está sendo trabalhado há algum tempo e a empresa fechou uma parceria estratégica com a conterrânea Geely para formação da marca JiDU, que deve trazer veículos autônomos em 2023.
Motorista de carro da Tesla é filmado dormindo em estrada
Um motorista de um carro da Tesla foi filmado enquanto dormia ao volante em uma estrada dos Estados Unidos. Assista ao vídeo clicando aqui.
A tecnologia mais avançada de piloto automático da montadora de Elon Musk, chamada Full-Self Driving (FSD), é classificada como “Nível 2” pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) – ou seja, automação de direção parcial, quando há, ao mesmo tempo, controle de velocidade adaptativo e assistente de centralização da pista e que exige sempre um motorista ativo e engajado com a mão no volante.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Robotaxis autônomos do Baidu vão operar sem motoristas de segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.