Home Variedade Baleia beluga encalhada morre após resgate no rio Sena

Baleia beluga encalhada morre após resgate no rio Sena

by
3 minutes read

A baleia beluga que estava há dias encalhada no rio Sena, na França, morreu após uma tentativa de resgate na noite da última terça-feira (9). O animal precisou ser sacrificado pelos veterinários nesta quarta (10) devido a deterioração da sua saúde.

Nos últimos dias, a baleia veio recebendo tratamentos com antibióticos e vitaminas. Ainda assim, ela não estava comendo, o que aumentou a preocupação das autoridades ambientais. Após a retirada do animal da água foi constatada que ele não tinha mais atividade digestiva e, por isso, não estava comendo.

“O momento em que a beluga foi retirada da água, na rede, foi extremamente intenso e estressante, porque ela se assustou, se mexeu. Foi bastante surpreendente”,. declarou a sub-prefeita da cidade de Evreux, Isabelle Dorliat-Pouzet. Mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na operação que tinha como objetivo remover a baleia do rio e colocá-la em uma eclusa de água salgada monitorada, onde ela poderia receber tratamento adequado antes de voltar ao mar.

Le béluga a été sorti de l’eau après de longues heures de préparation et d’efforts. Bravo aux équipes impliquées d’avoir relevé ce défi.Les premiers examens médicaux ont été faits, les résultats seront bientôt connus. Le béluga va maintenant prendre la route vers Ouistreham. pic.twitter.com/Vc8aBMKf6r

— Sea Shepherd France (@SeaShepherdFran) August 10, 2022

Baleia Beluga

No entanto, desde o começo a operação já era tratada como extremamente difícil, por conta da saúde debilitada do animal. Nos últimos dias, várias tentativas frustradas de fazer a baleia ir para o mar, onde há águas mais geladas foram feitas.

“É com pesar que anunciamos que a beluga não sobreviveu à translocação que era arriscada, mas essencial para dar uma chance a um animal condenado. Após a deterioração de sua condição, os veterinários tomaram a decisão de sacrificá-lo”, anunciou a Sea Shepherd France, ONG que comandou os trabalhos.

As belugas são normalmente encontradas apenas nas águas frias do Ártico e, embora migrem para o sul no outono para se alimentar, raramente se aventuram tão longe.

Um adulto pode atingir até quatro metros de comprimento. De acordo com o Observatório Pelagis da França, especializado em mamíferos marinhos, a população de belugas mais próxima fica ao largo do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a 3.000 quilômetros do Sena.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Baleia beluga encalhada morre após resgate no rio Sena apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment