Home Variedade Novo Bolt EV: demos uma volta com o elétrico compacto da Chevrolet

Novo Bolt EV: demos uma volta com o elétrico compacto da Chevrolet

by
4 minutes read

Com quase um ano de atraso, a GM conseguiu trazer para o Brasil seu mais recente veículo elétrico: o Bolt EV. Ele é um compacto mais avantajado, tem no assoalho um conjunto de baterias com 66 kWh e promessa de inaugurar (mais uma vez) a eletrificação da Chevrolet no país. Eu andei com este carro na pista de provas da marca e conto minha experiência nos próximos parágrafos.

O primeiro modelo do Bolt chegou ao Brasil em 2020, com cara de Meriva mais curta. Encaixando o carro entre um hatch e uma minivan – seria um hatch médio? Agora, dois anos depois, a nova versão entrega visual mais coerente com outros veículos elétricos, sendo o principal deles a troca da entrada de ar frontal – que na verdade não entra ar, mas no Bolt 2020 ela simulava a grade e agora não simula mais.

Leia também

Novo Bolt EV desembarca no brasil; confira o preço e mais detalhes sobre o carro elétrico da ChevroletTestamos a direção quase autônoma do Super Cruise do novo Chevrolet Bolt EVVersão elétrica da Chevrolet Blazer SS 2024 aparece dias antes da divulgação oficial

Novo Bolt EV 2022 em vídeo

Na verdade, o desenho do carro era praticamente o mesmo desde 2012 e, 10 anos depois, ele precisava de novos ares.

Os faróis são todos em LED e isso vale até para as luzes de indicação, que seguem o padrão americano e exibem sim o amarelo. O motor é quase o mesmo do modelo anterior, com 203 cavalos e 36,8 kgfm – o torque está 0,1 kgfm maior, mas a potência é a mesma.

Novo Bolt EV 2022 (Imagem: divulgação/Chevrolet)

Pisar no acelerador, mesmo com o Bolt EV querendo toda distância possível de qualquer palavra “esportiva”, faz o pequeno hatch médio arrancar do chão com 100% do torque. A ideia não é fazer o pneu cantar (ele não derrapa), mas sim dar segurança em ultrapassagens.

Passando para o interior, senti que ele é mais confortável e tecnológico. Isso acontece em alguns pontos, sendo o primeiro no acabamento black piano ocupando mais da frente, pela remoção da alavanca de marchas (carro elétrico não tem marcha) para deixar apenas os comandos em botões e indo até a troca dos acionadores do volante por outros que afundam de verdade – antes eram botões emborrachados, que exigem mais pressão dos dedos.

Novo Bolt EV 2022 (Imagem: divulgação/Chevrolet)

O console do motorista continua todo digital como antes, mantendo as 8 polegadas e luzes de indicação como o alerta para cinto de segurança, ainda dependem de LED próprio, mas a tela multimídia ficou mais evidente, mesmo que mantendo as 10,2 polegadas.

Fechando o conforto, o banco do motorista ganhou ajustes elétricos e furinhos fazem o ar passar. Seja para transpiração em dias quentes, seja para aquecimento com este tipo de recurso que está presente – poderia ter refrigeração, né?

Novo Bolt EV 2022 (Imagem: divulgação/Chevrolet)

Na direção a tração dianteira continua presente e o peso das baterias me deu a sensação de que é bem difícil perder o controle do carro. Tudo bem que o controle de tração dá aquela mão, mas ao menos na pista de provas da GM eu senti segurança até em curvas mais fechadas, enquanto mantive propositalmente a velocidade um pouco acima do normal.

No geral a sensação foi de evolução interessante para o modelo anterior, mas detalhes extras e como o novo Bolt EV 2022 lida com o cotidiano eu prometo para um review completo, que será publicado aqui no Olhar Digital nas próximas semanas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Novo Bolt EV: demos uma volta com o elétrico compacto da Chevrolet apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment