Nesta última quinta-feira (9), a Rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história britânica, morreu no Castelo de Balmoral em Royal Deeside, Aberdeenshire, Escócia, uma das residências da família real.
Após a notícia de seu falecimento, a internet recebeu um tsunami de publicações sobre a vida e morte da rainha. Com a morte de Elizabeth, foi notado que esta é a primeira vez na história do mundo em que a morte de um monarca britânico acontece no mesmo período das mídias sociais.
Leia mais:
Streamer Ninja finge problemas de saúde mental para se promoverUsuários de Android poderão compartilhar tweets nos Stories do InstagramInstagram testará recurso para repostar conteúdo de outro usuário
A morte da rainha Elizabeth II foi documentada, descrita e analisada de uma forma nunca vista antes. Os usuários das redes sociais utilizaram diversas hashtags e publicaram milhões de tweets, compartilharam vídeos no TikTok e fizeram inúmeros memes.
Como é de costume acontecer com a maioria dos grandes eventos mundiais, o Twitter foi o palco principal de toda a obra, sendo a principal plataforma de interação a respeito do falecimento da rainha.
Em outras redes sociais como o TikTok, por exemplo, foram apresentados explicadores e notícias para informar os usuários sobre o que aconteceu durante a vida de Elizabeth e o que vai acontecer a partir de agora. A hashtag #queenelizabeth já possui mais de 5,2 bilhões de visualizações no aplicativo.
A notícia oficial do falecimento da rainha Elizabeth II foi divulgada para o público através do perfil da Família Real no Twitter, que anunciou que ela “morreu pacificamente” às 18h30.
Líderes mundiais, membros da família real, celebridades, marcas e empresas prestaram homenagem à rainha Elizabeth através das mídias sociais.
Crédito editorial: Alessia Pierdomenico / Shutterstock.com
As contas oficiais dos membros da família real tiveram que se ajustar da forma mais rápida possível para conseguir se manter no “boom” das notícias sobre a morte da rainha Elizabeth. O público observou em tempo real a agilidade com que as informações chegaram e os títulos mudaram.
Uma declaração do Príncipe Charles, agora rei, foi postada às pressas no Twitter e a conta do Príncipe William e Kate Middleton foram rapidamente alteradas, assim como a mudança de títulos, ficando como: “O Duque e a Duquesa da Cornualha e Cambridge”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Rainha Elizabeth II marca a 1ª vez que a web repercute a morte de um monarca britânico apareceu primeiro em Olhar Digital.