Home Variedade Covid: SP deixa de exigir o uso de máscaras no transporte público

Covid: SP deixa de exigir o uso de máscaras no transporte público

by
4 minutes read

O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 no transporte público deixa de ser obrigatório a partir desta sexta-feira (9), conforme decidiu o Governo do estado e a Prefeitura de São Paulo. Segundo informações do G1, o uso passa agora a ser opcional nos ônibus, metrôs e trens. A medida de obrigatoriedade estava ativa desde maio de 2020. 

Apesar da flexibilização, a utilização permanece obrigatória em locais de prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde. 

Créditos: Shutterstock

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, disse o comunicado conjunto de estado e município. 

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid no estado de São Paulo neste ano. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 agora em setembro. A média móvel de mortes também recuou de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período. 

Leia mais! 

Três em cada dez paulistanos têm apneia do sono, diz pesquisaMorre a rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva do Reino UnidoPílula antirressaca começará a ser vendida no Brasil; confira data

“O estado de São Paulo conseguiu um índice de cobertura fantástico na campanha de vacinação contra o novo coronavírus, e protegeu sua população, principalmente contra casos graves da doença. Como consequência, as internações e óbitos despencaram. Isso nos dá a segurança necessária para a flexibilização do uso de máscaras neste momento, mas seguiremos atentos, monitorando os dados epidemiológicos de forma constante”, afirmou o infectologista David Uip, Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo. 

Fim do uso de máscaras também em Nova York 

Recentemente, o estado de Nova York também decretou o fim da exigência de máscaras em trens, ônibus e outros meios de transporte público, bem como em aeroportos e veículos compartilhados, como táxis. De acordo com informações da Reuters, a medida contra a transmissão da Covid-19 estava ativa há 28 meses e foi flexibilizada pela governadora do estado, Kathy Hochul. 

Uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Instituto FSB revelou, há pouco tempo, que uma em cada três pessoas não usa mais máscara de proteção facial em nenhum local no Brasil. Conforme levantamento, divulgado pela Agência Brasil, de abril a julho o índice dos que deixaram de usar a proteção quase dobrou, saltando de 17% para 32%. A tendência, segundo o estudo, tem acompanhado a decisão de não obrigatoriedade. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid: SP deixa de exigir o uso de máscaras no transporte público apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment