Home Variedade Bactéria carnívora e “água de cerveja”: os resultados da passagem do Furacão Ian

Bactéria carnívora e “água de cerveja”: os resultados da passagem do Furacão Ian

by
4 minutes read

As consequências furacão Ian, que assolou o litoral da América Central e América do Norte, ainda são vistas pelo estado da Flórida (EUA). Segundo a CBS News, houve aproximadamente 20 relatos de problemas ambientalmente perigosos estimulados pelo landfall do furacão. Além disso, órgãos de saúde pública apontam para o aumento de uma bactéria carnívora no condado de Lee.

Entre os relatos registrados pela CBS está o vazamento de combustíveis, como diesel, gasolina e ácido de bateria. Além disso, um gasoduto está liberando cerca de 2.300 galões de alvejante e uma “lama verde desconhecida” causando problemas respiratórios em áreas residenciais.

Leia mais:

Bactéria que causa gengivite pode aumentar o risco de AlzheimerBactéria perigosa que causa melioidose é encontrada nos EUAFuracão Ian: Veja imagens da destruição captadas por satélites

O diretor executivo do Programa de Estuário da Baía de Sarasota, Dave Tomasko, declarou em entrevista para a CBS que o local, nesta época do ano, normalmente tem a “água azul-esverdeada, linda”. Porém, após a tempestade, o cenário deslumbrante ficou completamente diferente. Tomasko disse que, agora, “parece cerveja de raiz, cheira a peixe morto enrolado em adubo”.

No interior de um complexo de apartamentos, o cheiro é tão ruim que invade o interior das casas, fazendo com que pelo menos um morador saia devido a problemas respiratórios. Aparentemente, as autoridades de emergência não conseguem ajudar esses moradores.

Imagem: Baía de Sarasota, na Flórida (EUA). Créditos: Suncoast Aerials/Shutterstock

O presidente da associação de proprietários do complexo, Stanley Rupinski, disse à CBS que tentou entrar em contato com as autoridades para falar sobre o caso, mas foi ignorado. “Isso é algo que está realmente além do nosso controle. Não há realmente nada que possamos fazer como pessoas para tirar isso daqui”, lamentou Rupinski.

Os cientistas que trabalhavam no solo, como Tomasko, ficaram igualmente horrorizados com as repercussões do furacão Ian. Diante dos resultados obtidos pela coleta de amostras de água da costa do estado, o diretor teme que os níveis de oxigênio, já esgotados no fundo das camadas de água, possam culminar em uma redução mais abrupta, como a sofrida após o furacão Charley em 2004. Tomasko disse que agora a situação é ainda pior, pois “nós realmente não sabemos o que isso vai fazer, não sabemos o quão resistentes nossos sistemas serão”, acrescentou.

Contaminação bacteriana das águas da Flórida após furacão

As consequências negativas do Ian não param por aí. O condado de Lee, na Flórida emitiu um alerta, nesta quarta-feira (19) a respeito de uma bactéria mortal, que infectou 29 pessoas e matou quatro, na última sexta-feira (14). Já foram 11 mortes causadas pela Vibrio vulnificus registradas em todo o estado, que registrou um aumento anormal no número de casos.

Essa bactéria vive em águas quentes e salgadas, e em casos de inundações, como a provocada pelo Ian, ela pode se espalhar. A via infecção desse micróbio ocorre através do contato direto entre a água contaminada e uma ferida aberta.

Imagem: Vista microscópica da bactéria Vibrio vulnificus. Créditos: Giovanni Cancemi/Shutterstock

A situação é preocupante, pois os órgãos de saúde de Lee estão diante de um número quase tão alto quanto o número total relatado em toda a Flórida no ano passado – 34 casos e 10 mortes. As recomendações de prevenção foram reforçadas. Portanto, pessoas com feridas abertas precisam evitar o contato com a água salobra da enchente, caso isso ocorra, é recomendado que elas limpem e monitore, as feridas.

Segundo o departamento de saúde pública de Lee, a infecção saudada pela Vibrio causa ferimentos na pele, úlceras e até mortes. Geralmente, quando pessoas saudáveis são infectadas por esse microrganismo, os sintomas são mais leves.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Bactéria carnívora e “água de cerveja”: os resultados da passagem do Furacão Ian apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment