Home Variedade Investimento em Inteligência Artificial cresce e chega no varejo

Investimento em Inteligência Artificial cresce e chega no varejo

by
3 minutes read

A automação de processos é indispensável em muitos setores do varejo. Nos supermercados, por exemplo, a implantação de leitores de código de barras substituiu a soma manual do valor dos produtos que atravessavam pelos caixas, impossibilitando erros humanos no processo, além de diminuir o tempo nas filas no momento do checkout. 

Hoje, em algumas redes já é possível encontrar caixas de autoatendimento, que permitem ao consumidor cadastrar suas compras.

Leia mais:

Por que as startups devem investir (de verdade) em Inteligência Artificial?O uso de Inteligência Artificial é o futuro da precificação dinâmicaDrawAnyone e Clip Interrogator, ferramentas de inteligência artificial para selfies

De acordo com um levantamento de 2022 realizado pela Cortex, o varejo é um dos setores que mais investe em tecnologia e inovação, com foco no crescimento do negócio.

Daniel Carioni, gestor de marketing e produtos da Toledo do Brasil, explica: “Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e valorizam empresas que apostam em estratégias de transformação digital para otimizar processos”.

A empresa destina cerca de 4,2% de seu faturamento anual para pesquisa e desenvolvimento. “Temos 95 colaboradores que trabalham no setor de engenharia e inovação, além de um HUB dentro do Centro Universitário da FEI, dedicado à pesquisa e desenvolvimento no setor de pesagem. Em cinco anos, a empresa já investiu cerca de R$ 100 milhões com objetivo de oferecer ao mercado balanças cada vez mais inteligentes”, afirma Daniel. 

Os investimentos feitos pela companhia já podem ser vistos nas tecnologias avançadas utilizadas em seus dispositivos. Uma de suas mais modernas balanças tem sistema de inteligência artificial capaz de ver, ouvir e aprender.

Imagem: Peshkova/Shutterstock

Além do autoatendimento, a balança também beneficia os operadores, ampliando a produtividade e tornando os processos mais velozes e flexíveis.

“O recurso de reconhecimento de voz é muito eficiente para a otimização de tempo, pois ele permite que os operadores acionem o equipamento sem tocá-lo, evitando situações que, com o tempo, reduzam a vida útil da balança”, finaliza Vittoria Cassoni, analista de produtos da empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Investimento em Inteligência Artificial cresce e chega no varejo apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment