19 anos depois de alcançar a marca histórica de sequenciar 92% do genoma humano, o projeto Genoma Humano finalmente conseguiu concluir os 8% restantes. Segundo os pesquisadores, esta é a primeira vez que o genoma humano foi sequenciado em sua totalidade.
O feito foi alcançado por uma equipe de quase 100 cientistas, membros do Consórcio Telomere-to-Telomere (T2T). Os pesquisadores conseguiram introduzir 400 milhões de letras no DNA que já havia sido sequenciado lá em 2003, este número é equivalente a um cromossomo inteiro.
O que as descobertas permitem
Com o genoma humano completamente sequenciado vai permitir que os cientistas analisem como o DNA varia de pessoa para pessoa e quais são os papéis que essas variações determinam em diferentes doenças.
A pesquisa já havia sido publicada como um preprint e aguardava a revisão por pares. Mas, nesta quinta-feira (31), os resultados foram publicados na revista Science. A principal dúvida sobre esses novos genes era o que exatamente eles codificam no DNA humano.
“Acontece que esses genes são incrivelmente importantes para a adaptação”, declarou o pesquisador e líder do projeto, Evan Eichler. “Eles contêm genes de resposta imune que nos ajudam a nos adaptar e sobreviver a infecções, pragas e vírus, além de previsão de resposta a medicamentos”.
Via: CNN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Pesquisadores sequenciam 100% do genoma humano apareceu primeiro em Olhar Digital.