A NASA quer criar uma economia sólida no espaço. Quem diz isso é a própria agência espacial americana, que publicou em seu site oficial quatro conquistas comerciais recentes da Estação Espacial Internacional (ISS) envolvendo suas relações com empresas e nomes privados.
De acordo com a NASA, a ideia é mostrar como, apesar da longeva missão da estação (originalmente lançada em 1998), as pesquisas de cunho privado seguem firme, ressaltando como a baixa órbita da Terra (LEO) vem se tornando um ponto cada vez mais importante agora que estamos perto de retornar à Lua (Programa Artemis) e explorando Marte (missões Perseverance e Curiosity).
Leia também
Teste do foguete SLS ficará para depois de missão com empresa privada, diz NASASonda da NASA que vai investigar asteroide passa por teste de simulação das condições espaciaisNASA ainda pode mudar nome do Telescópio Espacial James WebbA tripulação da missão Ax-1 vai executar experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional. As conquistas comerciais da ISS unem esforços da iniciativa privada e podem ajudar a criar uma “economia no espaço” (Imagem: Axiom Space/Divulgação)
A lista de conquistas comerciais da ISS citadas no comunicado não é longa, mas é relativamente detalhada. A primeira citação – e a mais chamativa – é a missão Ax-1 da Axiom Space. Trata-se da primeira expedição espacial em direção à estação internacional totalmente operada por pessoas do ambiente civil. Ao contrário de predecessoras como a Inspiration4 – que contou com um astronauta ligado à NASA -, a Ax-1 levará quatro pessoas totalmente de fora do dia a dia da agência lá para cima.
Nela, os tripulantes vão executar “várias pesquisas científicas” ao longo de oito dias, mas a NASA destaca o “THESSERAE Ax-1”, um experimento que, basicamente, pode ser resumido a um conjunto de placas com capacidade de montagem e agrupamento automáticos. Tal estudo já foi executado em 2020 e agora, a Axiom Space pretende ampliar essa capacidade.
Outro experimento interessante é um que, basicamente, instala um tipo de lavanderia em embarcações espaciais. A ideia é aliviar um problema comum a todos os astronautas, mas que poucos aqui na Terra se dão conta: lá em cima, você não pode simplesmente trocar de roupa o tempo todo, o que faz com que você repita o mesmo visual por vários dias. Digamos que isso deixa odores meio desagradáveis.
O PGTIDE é, basicamente, um estudo que avalia a capacidade e o comportamento de detergentes em ambientes de microgravidade. A ideia foi concebida pela Procter & Gamble (P&G) justamente para essa finalidade e a pesquisa coloca o novo produto para teste.
O próprio laboratório da ISS também tem uma missão própria, levando culturas pré e pós diagnosticadas de câncer para testá-las em ambiente sem gravidade. O objetivo é criar medidas de combate aos riscos oferecidos a tripulações em suas viagens ao espaço.
Outros estudos mencionados pela NASA envolvem desenvolvimentos em robótica e o desenvolvimento e montagem de partes de embarcações no espaço.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post NASA lista conquistas comerciais da ISS e sinaliza expansão de programas privados apareceu primeiro em Olhar Digital.