A fila virtual na plataforma do Banco Central para sacar o dinheiro esquecido em contas bancárias chegou a 300 mil pessoas na manhã desta terça-feira (07). A estimativa de tempo de espera do Sistema Valores a Receber passou de duas horas.
Leia mais:
Como ganhar dinheiro com o Canva? Veja 5 ideias para se inspirarTelefone popular: o que é e quem tem direito?Como saber se seu TV box é homologado pela Anatel
Segundo o Banco Central, o serviço está funcionando normalmente para atender a todos os interessados. No entanto, como é comum em “sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma filma e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”. Ainda de acordo com a instituição, uma vez na fila, o tempo para os usuários solicitarem os recursos era menor que o esperado.
Em alguns casos, o Banco Central pedia que o interessado voltasse mais tarde.
Internautas repercutem
No Twitter, muita gente compartilhou a longa espera e até brincou com os valores baixos a que tinha direito:
A iniciativa do BC
Desde terça-feira (28), o BC reativou a página que permite às pessoas verificarem se possuem dinheiro “esquecido” em diversas instituições financeiras.
E, a partir desta terça-feira (7), 38 milhões de pessoas físicas e dois milhões de empresas poderão sacar os cerca de R$ 6 bilhões disponíveis, tudo pelo Sistema Valores a Receber (SVR).
As solicitações se iniciaram às 10h e cada pessoa é quem deve fazer a solicitação. Se você ainda não verificou se possui algum valor a receber e não sabe como fazê-lo, confira nosso tutorial.
Dicas do BC para evitar golpes
Com a volta do SVR, vários bandidos e golpistas vão tentar se aproveitar para obter vantagem. Por isso, o BC dá as seguintes dicas:
Desconsidere mensagens de WhatsApp, Telegram, SMS, etc., para resgatar os valores via PIX, tampouco clicar em links, que roubam senhas em redes sociais, instalam vírus e programas espiões em smartphones;O BC jamais envia links e nem entra em contato; o próprio usuário é quem deve correr atrás dos valores a receber;Não existe recuperação dos valores a receber efetuando pagamento; o sistema todo é gratuito.
Imagem destacada: Brenda Rocha – Blossom / Reprodução
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Valores a Receber: fila chega a 300 mil pessoas apareceu primeiro em Olhar Digital.