Você já se perguntou o que é a matéria escura, como os cientistas sabem da sua existência ou quando ela se formou? No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (10), vamos mergulhar na Cosmologia, abordando o que há de mais atual na Ciência que estuda o Cosmos, para tentar desvendar um dos maiores mistérios do Universo: a matéria escura, uma substância invisível que representa cerca de 85% de toda a matéria do Universo e que intriga os cientistas há mais de meio século.
Para nos ajudar a desvendar esse enigma, convidamos a pesquisadora, divulgadora científica e graduanda em Física pela USP – Universidade de São Paulo, Ana Clara de Paula Moreira. Uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre um dos mais fascinantes temas da Astronomia na atualidade!
Conheça a convidada do Olhar Espacial
Estudante de Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo. Seus principais interesses são Cosmologia e Astroparticulas e divulgação científica. Ela é diretora de redação da revista do centro acadêmico do IF/USP, faz parte do grupo de Astropartículas no Instituto Internacional de Física e desenvolve iniciação científica nas áreas de ensino e divulgação desde 2020. É uma das cordenadoras e fada madrinha do projeto Astrominas, que estimula meninas a seguir a carreira científica através de um curso gratuito na USP.
Também participa do Cecília, outro projeto do IF/USP, onde é bolsista, e é pesquisadora bolsista da Heising Simons Foundation, utilizando códigos para o mapeamento de estrelas em galáxias satélites da Via Láctea.
Leia mais:
Matéria escura “difusa” pode fazer estrelas se formarem em “panquecas” gigantesMatéria escura: atmosfera da Terra pode ser um detector gigante de substância misteriosaChoque de galáxias anãs pode criar regiões sem matéria escura no espaço, diz estudo
Como assistir ao Olhar Espacial?
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Veja os mistérios da matéria escura no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.