Home Variedade IA pode acabar com quase 8 milhões de empregos no Reino Unido, diz relatório

IA pode acabar com quase 8 milhões de empregos no Reino Unido, diz relatório

by
3 minutes read

Um dos maiores temores relacionados ao avanço da inteligência artificial é o impacto que a tecnologia pode ter no mercado de trabalho. Um novo relatório, por exemplo, aponta que a IA pode causar o desaparecimento de quase 8 milhões de empregos apenas no Reino Unido.

Leia mais

Seu emprego está ameaçado? IA e juros altos aumentam demissões em 2023Conheça a assistente de IA que “faz o trabalho de 700 funcionários”Olhar do Amanhã: os empregos mais substituídos pela IAIA pode levar a maior automação das tarefas (Imagem: shutterstock/jittawit21)

Mulheres podem ser mais impactadas

O trabalho foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas e alerta que mulheres, trabalhadores mais jovens e aqueles com salários mais baixos correm maiores riscos. Ainda de acordo com o estudo, os empregos de nível básico, meio período e administrativos estão mais expostos a serem substituídos pela IA nos próximos três a cinco anos.O relatório também destaca que primeira onda de adoção de ferramentas de inteligência artificial já estava colocando empregos em risco à medida que um número crescente de empresas introduz a tecnologia. No entanto, uma segunda onda pode levar a uma automação ainda maior.As informações são do The Guardian.Estudo traçou dois cenários a partir do avanço da IA no mercado de trabalho (Imagem: Stokkete/Shutterstock)

Avanço da IA também trará impactos no PIB

O Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas analisou 22 mil tarefas que abrangem todos os tipos de trabalho. A conclusão foi que 11% das funções atualmente realizadas pelos trabalhadores humanos podem ser assumidas pela IA já num primeiro momento. E segundo o trabalho, esse número pode aumentar para 59% a partir do avanço da implementação das tecnologias.

O levantamento diz que tarefas cognitivas rotineiras, incluindo gerenciamento de banco de dados, agendamento e inventário, já estão em risco, com potencial para substituir empregos de nível básico e de meio período em trabalho de secretariado, administração e atendimento ao cliente.

No entanto, a segunda onda de adoção de IA pode impactar tarefas não rotineiras envolvendo a criação de bancos de dados, redação e design gráfico, o que afetaria empregos com salários cada vez mais altos. As mulheres podem ser significativamente mais afetadas, pois “são mais propensas a trabalhar nas ocupações mais expostas, como secretariado e ocupações administrativas”.

No pior cenário, 7,9 milhões de empregos poderiam simplesmente desaparecer. Isso provocaria impactos econômicos sérios, de acordo com a entidade, como o PIB britânico ficando zerado em três a cinco anos. Já no melhor cenário, nenhum emprego seria perdido, enquanto o tamanho da economia poderia crescer 4% por ano.

O post IA pode acabar com quase 8 milhões de empregos no Reino Unido, diz relatório apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment