A Terra está sendo constantemente bombardeada por raios de origem alienígena! Mas calma, não estamos falando de uma invasão extraterrestre, e sim dos raios cósmicos, partículas de alta energia vindas do espaço que chegam à Terra o tempo todo.
De onde elas vêm? Como são formadas? Quais os seus impactos no nosso planeta e, o que essas partículas podem nos ensinar a respeito do Universo?
Imagem feita com Inteligência Artificial representando raios cósmicos atingindo a Terra. Crédito: Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E
Para saber tudo a respeito desse tema tão fascinante, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (6), que recebe Rita de Cássia dos Anjos. Ela possui graduação em Física Biológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), São Carlos. Desde agosto de 2014, é professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor Palotina.
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (6) recebe a doutora em Física Rita de Cássia dos Anjos. Crédito: Arquivo pessoal
Rita estuda raios cósmicos de várias energias em dois grandes observatórios de consórcios internacionais: o Observatório Pierre Auger, localizado na Argentina, e o Cherenkov Telescope Array – CTA, com pontos de observação nos hemisférios norte e sul do planeta.
Ela tem vasta experiência na área de Física, com ênfase na propagação de raios cósmicos e interações de partículas e raios gama. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue, na Argentina, desde 2014, e do Observatório Cherenkov Telescope Array – CTA desde 2015.
Em 2020 foi vencedora do prêmio “Programa para Mulheres na Ciência – 2020”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências. Em 2023, venceu o Prêmio Anselmo Salles Paschoa, e em 2024, o Prêmio Carolina Nemes, ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Física. Desde 2021, ela é membro da Academia Brasileira de Ciências.
Leia mais:
Iniciativa da USP pode desvendar mistérios sobre raios cósmicos
Misteriosa explosão de rádio quebra recorde de distância da Terra
Uso de raios cósmicos pode revelar segredos da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
O post Raios cósmicos bombardeiam a Terra – saiba tudo no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.
