Previsto para durar dez dias, o Teste de Voo da Tripulação (CFT), da Starliner, foi concluído depois de mais três meses no espaço. Após vários problemas, a espaçonave da Boeing voltou para a Terra no último sábado (7), mas sem a tribulação. Agora, a NASA afirmou que os astronautas poderiam ter retornado junto com a Starliner.
Retorno da espaçonave Sterliner foi bem-sucedido
Apesar dos problemas que experimentou em seu voo até a Estação Espacial Internacional (ISS), o pouso não tripulado da Starliner teve o desempenho esperado, com a espaçonave pousando exatamente como a NASA e a Boeing haviam projetado para seu retorno atrasado.
Se tivéssemos uma tripulação a bordo da espaçonave, teríamos seguido a mesma sequência de afastamento da estação espacial, a mesma queima de saída de órbita e executado a mesma entrada. E assim teria sido um pouso seguro e bem-sucedido com a tripulação a bordo.
Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA
A Boeing e a NASA passaram os últimos três meses realizando testes para entender as falhas registradas na Starliner durante o seu período no espaço. Ainda não está claro o que irá acontecer com a espaçonave. Ela estava programada para ser usada em uma nova missão em fevereiro do ano que vem, mas isso já foi adiado para agosto de 2025.
Leia mais
Starliner faz pouso seguro, mas propulsor falhou na reentrada
Após problemas no espaço, astronautas da Starliner atracam na Estação Espacial
Falhas em aeronaves e, agora, na Starliner: Boeing enfrenta desafios
Problemas com a Starliner
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner para uma viagem atpe a Estação Espacial Internacional (ISS).
A missão CFT seria o último voo de qualificação da espaçonave antes de entrar em rotação operacional como um transporte de tripulação para a ISS.
No entanto, problemas no propulsor levaram a um atraso de três meses no retorno para a Terra, o que acabou acontecendo sem os astronautas a bordo.
A NASA anunciou o retorno da Starliner sem tripulação no final de agosto, transferindo Wilmore e Williams como parte da Expedição 71 da ISS.
Isso significa que, quando voltarem para casa, em vez de dez dias no espaço, a dupla terá passado dez meses no espaço.
As informações são do Live Science.
O post Astronautas poderiam ter voltado para a Terra na Starliner, diz NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.
