Home Variedade Diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento cerebral, diz estudo

Diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento cerebral, diz estudo

by
4 minutes read

Um estudo publicado pela eLife aponta que o envelhecimento cerebral é acelerado em cerca de 26% em pessoas que possuem diabetes tipo 2, quando comparado com pessoas que não são diagnosticadas com a doença.  

De acordo com a pesquisa, o diabetes tipo 2 segue um padrão de neurodegeneração semelhante ao envelhecimento, mas acaba progredindo de maneira mais rápida. Os pesquisadores ainda alertam que a doença pode causar danos estruturais significativos ao cérebro antes mesmo de ser diagnosticada.  

Leia também!

Tratamento experimental diminui câncer de difícil tratamentoMédicos realizam implante de orelha impressa em 3D com células humanasANS define novos tratamentos obrigatórios para o câncer para os planos de saúde, saiba quais são

Os responsáveis pelo estudo ainda alertam sobre a necessidade de avaliação cognitiva de pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2. “Avaliações clínicas de rotina para o diagnóstico de diabetes geralmente se concentram em glicose no sangue, níveis de insulina e porcentagem de massa corporal”, afirma um dos autores da pesquisa, Botond Antal.  

“No entanto, os efeitos neurológicos do diabetes tipo 2 podem se revelar muitos anos antes de serem detectados por medidas padrão, então, quando o diabetes tipo 2 é diagnosticado por testes convencionais, os pacientes já podem ter sofrido danos cerebrais irreversíveis”. 

O estudo analisou dados de 20 mil voluntários com idade entre 50 e 80 anos. Durante a análise foi possível perceber que tanto o diabetes tipo 2 quanto o envelhecimento causam alterações nas funções executivas, como memória de trabalho, aprendizado e pensamento flexível, além de alterações na velocidade de processamento cerebral.  

No entanto, as pessoas com diabetes tiveram uma diminuição adicional de 13,1% na função executiva além dos efeitos relacionados à idade, e sua velocidade de processamento diminuiu mais 6,7% em comparação com pessoas da mesma idade sem diabetes. 

Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

Ao analisar exames de ressonância magnética, os cientistas também notaram que pessoas com diabetes tipo 2 demonstraram uma diminuição 6,2% maior na massa cinzenta do cérebro na região do estriado ventral – que é fundamental para as funções executivas do cérebro.  

“Nossas descobertas sugerem que o diabetes tipo 2 e sua progressão podem estar associados ao envelhecimento cerebral acelerado, potencialmente devido ao comprometimento da disponibilidade de energia, causando mudanças significativas na estrutura e função do cérebro”, relata a principal autora da pesquisa, Liliane Mujica-Parodi.  

“No momento em que o diabetes é formalmente diagnosticado, esse dano já pode ter ocorrido. Mas a imagem cerebral pode fornecer uma métrica clinicamente valiosa para identificar e monitorar esses efeitos neurocognitivos associados ao diabetes. Nossos resultados ressaltam a necessidade de pesquisas sobre biomarcadores cerebrais para o tipo 2 diabetes e estratégias de tratamento que visam especificamente seus efeitos neurocognitivos.” 

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento cerebral, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment